Skip to content

Panorama de mercado semanal – 20/05/13 às 8h01

20/05/2013

Renda Variável

Por favor, acesse o meu comentário semanal em

http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/investidor-em-acao/

Renda Fixa – Brasil

Caso o FED venha mesmo a “desarmar” a sua política monetária de expansão desenfreada ainda esse ano, teremos um cenário mais complicado para a administração da política monetária brasileira. Isso já pode ser notado pela maior valorização do dólar frente ao Iene e euro; o que, ao final, poderá se traduzir em pressão baixista sobre o valor do Real internamente.

Dada a atual conjuntura de inflação rígida para baixo no Brasil, o Banco Central (BCB) terá que atuar mais firmemente sobre o dólar – já que sobre os juros o ajuste já se iniciou na última reunião do Copom – para não sancionar maior pressão na inflação.

Por isso, não se pode descartar maior pressão de aumento do patamar dos juros Selic no curto prazo pelo BCB, uma vez que o nível da Selic também pode fortalecer o real frente ao dólar contribuindo na frente de combate à inflação local.

O fato é que o mercado já acirrou sua expectativa de inflação para 2013 e 2014 – vide relatório Focus em http://www.bcb.gov.br/?FOCUSRELMERC – o que é sinal de que as coisas não vão bem e o BCB falha novamente na sua função de ancoragem das expectativas…

Por outro lado, o BCB trabalha premido pela necessidade de não abortar a retomada do crescimento econômico local ao combater a inflação, tentando segurar a cotação do dólar e aumentando a taxa de juros Selic. Eu não gostaria de estar na pele do presidente do BCB nesse momento…

Taxa Selic

O mercado terminou a semana passada projetando uma taxa Selic de 7,87% aa para a próxima reunião do Copom – a ser realizada em 28 e 29/05 – , conforme pode ser aferido pelo gráfico, a seguir.

TSelic 20-05-13 semanal

Como se nota, as taxas Selic projetadas para as próximas reuniões do Copom tiveram aumento frente às da semana que passou em decorrência do imbróglio de política econômica no qual o governo se meteu.

Por fim, veja, a seguir, os gráficos e tabelas das taxas de juros referentes tanto aos DI’s curtos quanto aos DI’s longos, ajustadas para 20/05/13. Vale observar também, o grau do ajuste nas taxas de juros, realizado pelo mercado na semana passada em relação às taxas ajustadas para 13/05/13.

DI’s de prazos curtos

Curvas_20-05-13 curta semanal

DI’s de prazos longos

Curvas_20-05-13 longa semanal

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: