Skip to content

Panorama de mercado semanal – 13/05/13 às 8h00

13/05/2013

Renda Variável

Na sequência de indicadores macroeconômicos frágeis para o país (déficit da balança comercial, aumento na margem de 0,70% na produção industrial de março , resultado fiscal do governo), a bolsa brasileira deu sequência ao comportamento volátil – já usual em nosso mercado.

A semana foi “traiçoeira” para o comportamento das ações, pois ao longo dos dias pareceu que iria reverter a tendência predominante de baixa; mas não foi o que aconteceu.

Não se pode deixar de mencionar a “contribuição” de OGXP3 para a volatilidade da bolsa local na semana que passou, uma vez que o sobe e desce do preço da ação “enlouquece” qualquer um.

O que o índice Ibovespa ganhou nos primeiros pregões da semana, devolveu nos últimos, e com maior intensidade, já que no acumulado semanal o Ibovespa apresentou queda frente ao desempenho da semana anterior.

E a performance negativa aconteceu a despeito do excelente desempenho das principais bolsas internacionais, que romperam novamente suas máximas históricas.

Portanto, a menos de notícias locais que mobilizem os investidores para a compra, ficará cada vez mais difícil para o índice à vista romper a resistência determinada pelo teto do canal de baixa situado nos 56.270 pontos.

Vale observar que nem a resistência dos 55.520 pontos o Ibovespa conseguiu superar na semana passada…

Veja a seguir os gráficos candlestick diário  e semanal do índice Ibovespa até 10/05/13.

Diário

IBOV_Diario_2013-05-12_1328

Semanal

IBOV_Semanal_2013-05-12_1333

Renda Fixa – Brasil

A inflação de abril, medida pelo IPCA ficou em 0,55% no mês, levando o acumulado nos últimos 12 meses para 6,49% – “um milímetro” abaixo do teto da meta estabelecida pelo governo com aceitável. O item alimentos que pressionou muito a inflação até esse momento começa a dar sinais de desaceleração, fazendo com que o governo projete uma inflação em queda para os próximos meses.

Resta observar que o mercado ainda possui dúvidas frente ao comportamento futuro da inflação, após o refresco obtido pelos alimentos, já que a inflação continua muito disseminada  entre os seus vários componentes.

Nesse sentido, o mercado ainda projeta aumentos futuros da taxa Selic (vide seção Taxa Selic), a qual ameaça fechar 2013 acima dos 8% aa.

As curvas de juros spot e a termo aumentaram sua inclinação na semana que passou, com destaque para as taxas de juros dos DI’s longos. A incerteza frente ao rumos da economia brasileira e mundial, assim como o comportamento negativo da inflação esperado para 2014, faz com que os prêmios de risco se elevem para o longo prazo.

Esse comportamento pode ser explicado pelo objetivo político do governo de fazer o que for possível para manter o crescimento do PIB em 2013, tendo em vista as eleições de 2014. Essa estratégia pode contribuir para arranhar mais ainda a credibilidade do Banco Central do Brasil, gerando mais incertezas à frente.

Veja, a seguir, os gráficos e tabelas das taxas de juros referentes tanto aos DI’s curtos quanto aos DI’s longos, ajustadas para 13/05/13. Vale observar também, o grau do ajuste nas taxas de juros, realizado pelo mercado na semana passada em relação às taxas ajustadas para 06/05/13.

DI’s de prazos curtos

Curvas_13-05-13 curta semanal

DI’s de prazos longos

Curvas_13-05-13 longa semanal

Taxa Selic

Por fim, o mercado terminou a semana passada projetando uma taxa Selic de 7,83% aa para a próxima reunião do Copom – a ser realizada em 28 e 29/05 – , conforme pode ser aferido pelo gráfico, a seguir.

TSelic 13-05-13 semanal

Isso deixa claro que o mercado manteve praticamente os mesmos patamares da semana passada em relação à Selic projetada para as próximas 3 reuniões do Copom. Entretanto, como se pode notar quando falamos dos DI’s há pouco, as suas taxas de juros tiveram forte aumento para os prazos mais longos. Nesse sentido, o mercado, “joga para a frente” a sua expectativa de aumento mais forte nas taxas de juros.

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: