Skip to content

Panorama de mercado – 25/03/2013 às 8h49

25/03/2013

Ásia

As bolsas de valores da Ásia fecharam predominantemente em alta nessa madrugada, em face do acordo de Chipre com a União europeia para a solução de sua crise financeira.

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

Europa

As bolsas europeias negociam em alta nessa manhã (8h10), em decorrência do acordo para o plano de resgate de Chipre.

http://www.reuters.com/finance/markets/europe

A União Europeia deve fornecer E$ 10 bi em troca de medidas restritivas e fechamento de seu segundo maior banco (Cyprus Popular Bank), que deve causar fortes perdas a investidores não-segurados no sistema bancário do país.

http://www.bloomberg.com/news/2013-03-25/stocks-euro-gain-as-cyprus-nears-bailout-deal-gold-bonds-fall.html

http://www.bloomberg.com/news/2013-03-25/cyprus-to-chop-banking-system-to-win-aid-avoid-default.html

EUA

Os futuros de índices de ações sobem nessa manhã, depois da notícia do acordo de Chipre com seus credores.

http://www.reuters.com/article/2013/03/25/us-markets-stocks-idUSBRE92A07T20130325

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

As bolsas de valores de NY devem ser impactadas, também, pelos indicadores de atividade e discurso de Ben Bernanke previstos na agenda de hoje.

Brasil

A bolsa de valores brasileira também deve receber algum estímulo positivo devido ao acordo de Chipre, que vinha preocupando os mercados nas últimas semanas. Entretanto, a sua situação (tomada pelo comportamento do ìndice Ibovespa) difere da situação experimentada pelas bolsas dos EUA e da Europa que, apesar da volatilidade registrada na semana passada, já retomam o caminho da alta nessa manhã.

O índice Ibovespa se encontra em um canal de baixa de curto prazo, iniciado em 08/03, após dois pregões de forte alta na bolsa paulista. O índice conseguiu se sustentar no patamar dos 55.000 pontos, menor nível atingido desde a metade de novembro de 2012.

Portanto, como se pode observar pelo gráfico candlestick diário do Ibovespa, a seguir, ele já perdeu todo o ganho obtido após o rali de alta registrado após o final do ano passado. Além disso, caso não consiga apresentar recuperação e permaneça em queda, pode vir a alavancar perdas devido à movimentos mais fortes de vendas de ações.

IBOV_diario_2013-03-25_0828

Conforme é sabido, o Ibovespa tem sido impactado pelo fraco desempenho das principais blue-chips do mercado, com destaque para as ações da OGX Petróleo, que juntamente com as outras empresas do grupo EBX, vêm apresentando fortes quedas ultimamente. Atenção para o comportamento de OGXP3, cujo resultado da companhia referente ao 4TRI/12 será divulgado amanhã.

Entretanto, do ponto de vista gráfico, o Ibovespa tem refletido a incerteza presente na economia local, onde a taxa de inflação tem se apresentado resistente para baixo nos últimos meses, levando o mercado (fundamentado por sinalização dada pelo Banco Central do Brasil) a acreditar no início do ciclo de alta da taxa Selic, já a partir da próxima reunião do Copom em abril.

Apesar dos recentes indicadores que atestam para a recuperação da indústria local, a iminente alta dos juros e a insuficiência recente registrada pelos investimentos necessários para dar sustentação a um crescimento econômico robusto, aliada à forte intervenção governamental na economia, vêm a prejudicar a perspectiva de desempenho das ações brasileiras.

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: