Skip to content

Estudo: taxa de juros e emprego nos EUA – 08/03/13 às 12h46

08/03/2013

Os EUA estão criando mais empregos do que nunca. O relatório de emprego referente a fevereiro registrou aumento muito acima do esperado para a criação de postos de trabalho nos EUA.

Foram criadas 236 mil novos postos de trabalho em fevereiro, enquanto a estimativa do mercado era de 165 mil. A taxa de desemprego recuou para 7,7%, ante 7,9% de janeiro.

Veja, a seguir, o sumário do relatório divulgado pelo Bureau of Labor Statistics em

http://www.bls.gov/news.release/empsit.nr0.htm

A reação do mercado a essa excelente notícia foi de cautela e receio. A medida em que o emprego melhore  e a economia dos EUA ganhe tração, a chance é de que o FED inicie o processo de retirada dos estímulos monetários (“quantitative easing”) e pense em começar a elevar a taxa básica de juros da economia.

O mercado dos treasuries já elevou as taxas de juros implícitas nos títulos ao derrubar os seus preços. A bolsa teve uma reação morna por enquanto. Entretanto, vale lembrar que a duração do rali da alta das bolsas dos EUA já passa de 4 anos. E que a política monetária empregada desde a eclosão da crise de 2008 foi determinante para a alta dos ativos de risco até agora.

Nesse sentido, caso o FED venha a iniciar esse processo de retirada dos estímulos, é de se esperar que o mercado perca um importante ponto de sustentação: a farta liquidez e taxas de juros negativas, implicando em custo de oportunidade “negativo” para carregar ativos de risco.

Portanto, os investidores terão que trocar a sua referência para decidir sobre investimentos em ações e até commodities – já que o dólar deverá começar a se valorizar frente às principais divisas: procurar indicação nos fundamentos da economia real e no lucro das empresas e abandonar o suporte proporcionado pelo FED com sua política monetária ultra-expansionista.

Atenção!

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: