Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 08/03/2013 às 11h01

08/03/2013

IPCA

O IPCA referente a fevereiro (+0,60%) registrou desaceleração frente ao apresentado em janeiro (+0,86%).  A desaceleração do índice era esperada, devido à redução na tarifa de energia. Por outro lado, a alta no mês veio acima do esperado pelo mercado. Nos últimos 12 meses, o índice atingiu 6,31% frente a 6,15% registrados em janeiro.

A chance de que o IPCA rompa o teto da banda de 6,5% na base dos últimos 12 meses em breve é muito grande, haja vista o recente aumento do diesel, que trará aumentos em cadeia para os preços. Portanto, é mais do que provável que o Banco Central inicie o ciclo de alta da Selic já na próxima reunião do Copom; uma vez que já “colocou os pingos nos i’s” e preveniu o mercado ao mudar o comunicado da última reunião do Copom.

Resta ver de quanto será o aumento da Selic. A obedecer sua própria orientação, não deve exceder os 0,25 p.p.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

Nova alta forte nas taxas de juros de todos os vencimentos de DI futuro nessa manhã. De novo, os maiores aumentos se localizaram em 2014; com destaque para os vencimentos de abril/14 e julho/14. A partir daí, eles foram decrescendo moderadamente até janeiro/21.

A pergunta de 1 milhão de dólares é descobrir até que patamar de Selic o Copom deve chegar nesse novo ciclo de alta que se avizinha.  Ou seja, o aumento da Selic estará diretamente relacionado com o comportamento do IPCA nos próximos meses. Em caso de altas acima do esperado e que possam vir a comprometer o teto da banda da meta de inflação (6,50%) em 2013 ensejarão atitude mais enérgica e persistente por parte do Banco Central, no que tange à fixação da Selic.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h01, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_08-03-13 curta 11h01

Curva de DI’s longos:

Curvas_08-03-13 longa 11h01

Taxas de Juros pós-fixadas

A NTN-B Principal de 15/05/2019 é negociada a 3,49% aa no web site do Tesouro Direto, com leve alta frente ao patamar negociado ontem.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2013-03-08_1108

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: