Skip to content

Panorama de mercado – 06/03/2013 às 9h11

06/03/2013

… A bolsa local não tem acompanhado o movimento de alta das bolsas internacionais devido aos vários problemas específicos da economia do Brasil: fraco desempenho da economia; inflação alta; possibilidade de ciclo de alta da taxa Selic; forte intervenção governamental no mercado e na economia, entre outros …“.

Ásia

As bolsas de valores da Ásia fecharam em forte alta, impulsionadas pelo excelente desempenho das bolsas ocidentais na véspera. Destaque positivo novamente para o Japão, onde o índice Nikkei da bolsa de Tóquio fechou com valorização de 2,13%.

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

Europa

As principais bolsas de valores da Europa dão prosseguimento ao movimento de alta forte, ocorrido no pregão de ontem na região. Entretanto, a alta é leve às 8h27, tendo em vista a definição da taxa básica de juros da zona do euro a ser conhecida hoje e as incertezas decorrentes da indefinição política atual na Itália, após as eleições parlamentares realizadas há poucos dias, e a fraca perspectiva de crescimento para o continente em 2013.

http://www.reuters.com/article/2013/03/06/us-markets-global-idUSBRE88901C20130306

Por outro lado, o mercado está otimista em face da perspectiva de continuidade dos estímulos monetários implementados pelos bancos centrais dos principais países do globo – dentre os quais EUA, Reino Unido, Japão zona do euro.

PIB na zona do euro

A revisão do PIB da zona do euro referente ao 4TRI/12 confirmou a retração de 0,60% no período, levando a uma variação negativa de 0,90% em 2013. As variações do PIB no 4TRI/12 para as principais economias da zona do euro foram as seguintes: Alemanha: -0,60%; França: -0,30%; Itália: – 0,90%; Espanha: -0,8%.

http://www.bloomberg.com/news/2013-03-06/euro-area-economy-slumped-in-fourth-quarter-on-trade-investment.html

EUA

As bolsas de valores de NY fecharam em forte alta ontem, devido à melhora, acima do esperado, do índice ISM de atividade não manufatureira para fevereiro no país. Vale lembrar que os índices DJ e S&P500 já romperam suas máximas históricas devido ao contínuo otimismo do mercado em relação às aplicações de risco.

http://www.bloomberg.com/news/2013-03-06/asian-stocks-gain-after-dow-s-record-on-u-s-data-aussie-climbs.html

Os futuros de índices de ações de NY operam em alta às 8h38, dando continuidade à forte alta de ontem.

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

O mercado permanece atento à novas informações sobre o desempenho da economia do país, conforme programado na agenda do dia: livro bege, pesquisa de emprego ADP para fevereiro etc. Vale lembrar que as bolsas dos EUA já contabilizam um forte rali de alta desde 2009, que não está relacionado diretamente ao desempenho da economia do país (e mundial); mas aos estímulos monetários concedidos por vários bancos centrais.

Brasil

A bolsa brasileira operou na contramão do mercado internacional ontem. O índice Ibovespa recuou 0,97%, aos 55.950 pontos, após registrar ganhos acima de 1% durante o pregão.

http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/2694118/abaixo-dos-000-pontos-ibovespa-atinge-menor-patamar-desde-novembro

O Ibovespa tem apresentado desempenho sofrível devido à sua forte concentração em papeis ligados às commodities (e à China), os quais têm apresentado desempenho negativo e descolado das bolsas internacionais.

A bolsa local não tem acompanhado o movimento de alta das bolsas internacionais devido aos vários problemas específicos da economia do Brasil: fraco desempenho da economia; inflação alta; possibilidade de ciclo de alta da taxa Selic; forte intervenção governamental no mercado e na economia, entre outros.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do Ibovespa.

IBOV_diario_2013-03-06_0852

Vale observar que o Ibovespa devolveu praticamente toda a alta registrada desde o final de 2012. Apesar da forte alta no exterior, a bolsa local merece cautela dos investidores. Por outro lado, para quem dispõe de recursos para aplicação em bolsa, vale a pena avaliar, com bastante cuidado, a possibilidade de compra de ações com preços muito desfasados.

Suporte: 55.519 pontos; 54.531 pontos.

Resistência: 56.508 pontos; 56.845 pontos; 57.665 pontos.

 

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcer

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: