Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 06/03/2013 às 10h39

06/03/2013

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros mostram alta em toda a extensão da curva de juros nessa manhã. Fica claro, entretanto, que o governo não vai “abrir mão” facilmente da taxa Selic de 7,25% aa; uma vez que possui outros mecanismos objetivos para conter a inflação: redução de tarifas de serviços administrados, isenções e revisões (para baixo) de impostos em geral, administrar a cotação do dólar entre outros.

Além desses, há o mecanismo subjetivo de ancorar as expectativas inflacionárias dos agentes. Mas para isso, é necessário ter fundamento e credibilidade na comunicação e sinalização para o mercado a respeito da tendência e controle dos preços pelo governo.

Já para os especuladores, o que vale é o efeito dessa “comunicação” sobre os preços dos vários ativos e derivativos no curtíssimo prazo. Portanto, o recado já foi dado e o mercado entendeu: não deverá haver aumento da Selic agora e, possivelmente, nas próximas reuniões do Copom.

Dessa forma, será importante para o Banco Central mostrar ao mercado que está antenado no monitoramento contínuo da inflação que chegou a “assustar” nos últimos meses, ao mudar o teor do comunicado pós-reunião do Copom retirando ou modificando a parte do texto que fala a respeito das condições monetárias estáveis por período de tempo suficientemente prolongado.

O fato de mudar o texto não implica em que ele irá subir a Selic de imediato. Mas apenas mostra que está alerta e que a elevará caso seja necessário. Por outro lado, ele pode vir a insistir e não modificar o referido texto, bancando o risco de cair no descrédito, caso a inflação venha a subir em vez de ceder no 2S/13, como vem afirmando que acontecerá nos últimos dias. Pouco provável…

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 10h39, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_06-03-13 curta 10h39

Curva de DI’s longos:

Curvas_06-03-13 longa 10h39

Taxas de Juros pós-fixadas

A NTN-B Principal de 15/05/2019 é negociada a 3,46% aa – 3,52% aa no web site do Tesouro Direto, com estabilidade frente ao patamar de 3,52% aa, negociado ontem.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2013-03-06_1046

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: