Skip to content

Panorama de mercado – 04/03/2013 às 9h28

04/03/2013

… a agenda internacional para a semana promete, assim como no plano interno ocorrerá a reunião do Copom que definirá a Selic para novo período a partir de quarta-feira e, por fim, será conhecida a inflação oficial (IPCA) para fevereiro na sexta-feira. Nesse sentido, a volatilidade no desempenho das bolsas de valores mundiais deve aumentar caso ocorram surpresas de última hora, ao mesmo tempo em que a cautela deve prevalecer do lado dos investidores.

Ásia

As bolsas de valores da Ásia fecharam em forte queda nessa madrugada. A exceção foi a bolsa do Japão que subiu 0,40%, com destaque em ações dos setores de construção/imobiliário e financeiro.

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

Na China, onde a bolsa de Xangai recuou 3,65%, o governo anunciou novas medidas para conter a valorização especulativa dos imóveis. Além disso, o PMI do setor de serviços, anunciado no último final de semana, caiu para o menor nível em 5 meses.

http://www.bloomberg.com/news/2013-03-04/china-s-stocks-slump-as-developers-tumble-most-since-june-2008.html

Europa

As bolsas de valores da Europa negociam em queda moderada às 8h32.

http://www.reuters.com/finance/markets/europe

A incerteza a respeito de um governo de coalizão na Itália pode, juntamente com a inexistência de acordo político nos EUA a respeito do corte automático de gastos governamentais, e a expectativa de menor crescimento econômico na Europa e na Ásia, levar à realização de lucros nas bolsas internacionais após recente rali de alta.

http://www.reuters.com/article/2013/03/04/us-markets-global-idUSBRE88901C20130304

EUA

Os futuros de índices de ações em NY têm queda moderada às 8h43.

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

As bolsas de valores dos EUA fecharam em leve alta na sexta-feira. O desempenho das bolsas do país, assim como de outras bolsas internacionais mostra resistência para atingir novas máximas sucessivas, após forte rali de alta recente.

Apesar da situação das principais economias do planeta ter superado riscos de ruptura na zona do euro devido à crise da dívida europeia, e de ter conseguido evitar o “abismo fiscal”, novos riscos começam a aparecer para uma retomada continuada dessas economias;

http://www.bloomberg.com/news/2013-03-03/japan-stock-futures-rise-on-stimulus-bets-euro-drops-on-italy.html

A semana guarda uma agenda pesada, com definição para as taxas básicas de juros na zona do euro, no Reino Unido, Canadá e no Japão, assim como o mercado aguarda ansioso a divulgação do livro Bege e relatório de emprego referente a março nos EUA, para uma avaliação mais detalhada da situação e tendência de curto prazo no desempenho dessas economias.

http://www.forexfactory.com/calendar.php#closed

Brasil

A Bovespa sofreu forte queda na sexta-feira, quando o índice Ibovespa recuou 0,94%, aos 56.883 pontos.

Destaque positivo para as ações da Petrobras que subiram devido à redução de impostos cobrados sobre o etanol. Já na ponta negativa, aparecem as ações da Vale, que recuaram após forte alta na véspera, e as ações do grupo EBX, com OGXP3 (-3,49%) integrando o elenco.

http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/2691612/ogx-vale-caem-enquanto-petro-sobe-com-mudancas-etanol-veja

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do Ibovespa.

IBOV_diario_2013-03-04_0911

Nota-se que, a despeito da alta moderada das bolsas de NY na sexta-feira, o Ibovespa operou em direção oposta, mostrando dificuldade em dar prosseguimento ao movimento de alta dos últimos dias. O Ibovespa caiu forte, apesar de ter se recuperado moderadamente frente à mínima do dia, que chegou próxima ao suporte dos 56.271 pontos.

Suporte: 56.845 pontos; 56.271 pontos; 55.519 pontos.

Resistência: 57.413 pontos; 57.665 pontos; 58.090 pontos.

Conforme já ressaltado, a agenda internacional para a semana promete, assim como no plano interno ocorrerá a reunião do Copom que definirá a Selic para novo período a partir de quarta-feira e, por fim, será conhecida a inflação oficial (IPCA) para fevereiro na sexta-feira. Nesse sentido, a volatilidade no desempenho das bolsas de valores mundiais deve aumentar caso ocorram surpresas de última hora, ao mesmo tempo em que a cautela deve prevalecer do lado dos investidores.

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

 

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: