Skip to content

Panorama de mercado – 28/02/2013 às 9h20

28/02/2013

… Que o chamado neoliberalismo econômico possa não ser o melhor fundamento teórico para se gerir a economia do país, todos sabemos; mas um capitalismo (intervencionista) de estado, certamente também não o é. Deve-se, portanto, encontrar um equilíbrio entre esses dois extremos que, ao mesmo tempo não comprometa  os resultados da gestão da economia e também não deixe ao sabor “do mercado” os resultados dessa “não-gestão”…“.

Ásia

As bolsas de valores da Ásia fecharam em forte alta nessa madrugada, na esteira da alta das bolsas ocidentais na véspera. Destaque positivo para as bolsas de Tóquio, Japão, que subiu 2,71%, devido à escolha de novo presidente do banco central do país, o qual é comprometido com uma política monetária expansionista. Na China, a bolsa de Xangai subiu 2,26% em decorrência do otimismo com a retomada da economia do país. O governo divulga hoje à noite o PMI oficial da indústria do país em fevereiro, enquanto o HSBC divulga sua versão do indicador para o mesmo período.

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-28/china-s-stocks-rise-most-in-4-weeks-as-property-developers-rally.html

Europa

As bolsas de valores da Europa fecharam em forte alta ontem, em decorrência da minimização da importância pelos investidores do resultado das eleições na Itália e por conta das manifestações favoráveis à manutenção da política de estímulos monetários tanto pelo presidente do Banco Central Europeu quanto pelo presidente do FED ao longo do dia.

http://www.reuters.com/finance/markets/europe

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-28/european-stocks-rise-after-draghi-stimulus-comments.html

Entretanto, é necessário monitorar a situação política na Itália, uma vez que uma crise política local pode vir a contaminar o clima favorável reinante nos mercados e trazer consequências adversas para a continuidade da retomado do crescimento na Europa

As bolsas do continente negociam em alta moderada às 8h33, no aguardo da pesada agenda internacional prevista para o dia.

http://www.reuters.com/article/2013/02/28/us-markets-global-idUSBRE88901C20130228

EUA

As bolsas dos EUA fecharam com forte alta em decorrência dos comentários do presidente do FED a respeito dos benefícios obtidos  pelos estímulos monetários e da sua intenção de mantê-los por mais tempo.

Os futuros de índices de ações de NY operam em alta moderada às 9h18.

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

Novamente, a agenda diária nos EUA e Europa é pesada, com destaque para a 2a. estimativa do PIB dos EUA para o 4TRI/12.

Brasil

A bolsa brasileira continua a ser o “patinho feio” das bolsas internacionais, quando se toma o índice Ibovepsa para fazer uma comparação da rentabilidade das bolsas nos últimos meses. Não que não se tenha ações com retornos equivalentes aos obtidos nos índices de ações internacionais; mas as principais blue-chips locais padecem de melhores fundamentos para decolar. Seja por questóes específicas das próprias empresas, seja por questões da forte intervenção governamental no mercado…

Que o chamado neoliberalismo econômico possa não ser o melhor fundamento teórico para se gerir a economia do país, todos sabemos; mas um capitalismo (intervencionista) de estado, certamente também não o é. Deve-se, portanto, encontrar um equilíbrio entre esses dois extremos que, ao mesmo tempo não comprometa  os resultados da gestão da economia e também não deixe ao sabor “do mercado” os resultados dessa “não-gestão”.

O Ibovespa fechou em alta moderada ontem (+0,57%), aos 57.273 pontos.  Destaque novamente para a volatilidade das ações da OGX no intra-day. Do lado positivo, destacaram-se as ações do setor de construção/imboliário. Já do lado negativo, uma gama variada de papéis: ELPL4; OGXP3; JBSS3; USIM5 e AMBV3.

http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/2689166/instavel-ibovespa-fecha-alta-olho-mercado-externo

O Ibovespa continua seu avanço após registrar “um fundo” há alguns dias. Dado o atraso da bolsa local, é razoável esperar alguma recuperação do Ibovespa. Nesse sentido, deve-se ficar atento para avaliar o potencial dessa recuperação para uma análise de retorno-risco dadas eventuais compras de ações no momento.

Veja, a seguir o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa.

IBOV_diario_2013-02-28_0904

Suporte: 56.845 pontos; 56.271 pontos; 55.519 pontos.

Resistência: 57.665 pontos; 58.446 pontos; 59.624 pontos.

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: