Skip to content

Panorama de mercado – 25/02/2013 às 9h05

25/02/2013

Ásia

A maioria das bolsas de valores da Ásia fecharam em alta ontem. Destaque positivo para o Japão, cuja bolsa de Tóquio subiu 2,43% devido à especulações sobre a escolha do novo presidente do Banco Central do Japão e à política monetária mais acomodativa que pode vir a utilizar.

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

Na China, a preliminar referente a fevereiro do índice PMI do HSBC para a indústria, apresentou queda frente ao apurado no PMI final de janeiro e veio abaixo da expectativa do mercado, lançando alguma dúvida em relação ao vigor da retomada da economia do país.

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-25/china-s-manufacturing-may-expand-at-slower-pace-hsbc-pmi-shows.html

Europa

As principais bolsas de valores da Europa sobem forte às 8h15 em razão da expectativa de manutenção, ainda por algum tempo, do programa de compra de ativos do FED e por conta da expectativa de maior agressividade na expansão da política monetária do Banco Central do Japão, com a escolha de seu novo presidente.

http://www.reuters.com/finance/markets/europe

Entretanto, informações sobre o caixa mantido pelas companhias abertas europeias ao final do 4TRi/12 (cerca de E$ 475 bilhões), mostra que o valor cresceu 14% frente ao apurado em 2011. Esse fato indica que as empresas estão mais cautelosas tanto em relação à potenciais aquisições quanto em relação a novos projetos de investimentos; o que, certamente, deve repercutir desfavoravelmente para as perspectivas de retomada da economia do continente.

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-25/european-companies-stockpile-475-billion-as-outlook-dims.html

EUA

Nos EUA, os futuros de índices de ações sobem às 8h28, dando continuidade ao movimento de alta registrado na sexta-feira.

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

As bolsas de NY fecharam em forte alta na sexta-feira, após declarações de membros do FED de que o Banco Central deve manter por mais tempo sua política monetária extremamente acomodativa, com baixa taxa de juros e intenso programa de compra de ativos.

http://www.reuters.com/article/2013/02/25/us-markets-stocks-idUSBRE91O0BJ20130225

Em que pese a delicada situação fiscal do país, o mercado se concentra, nesse momento, na negativa por parte de membros do FED, da suspensão antes do esperado dos estímulos monetários concedidos pelo FED.

Brasil

A bolsa de valores do Brasil fechou em alta de 0,97% na sexta-feira, aos 56.697 pontos. O índice Ibovespa conseguiu reverter, por hora, a sequência de várias baixas seguidas, que levaram o índice a testar suporte na faixa dos 56.000 pontos.

Isso ocorreu mais por conta de uma melhora no desempenho das bolsas internacionais devido à perspectiva de cenário mais favorável ao mercado do que, propriamente, a drivers internos favoráveis para a economia brasileira; a qual permanece refém da direção a ser definida para a taxa de juros básica da economia.

Continua a novela sobre se o Banco Central vai ou não elevar a taxa Selic no curtíssimo prazo ou vai manter o compromisso assumido na última ata da reunião do Copom de manter as condições monetárias estáveis por período prolongado de tempo.

Destaque novamente para a forte oscilação das ações da OGX Petróleo no pregão de sexta-feira, devido à recorrente especulação sobre uma possível venda de fatia do capital/ativos da companhia para empresas petrolíferas internacionais.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do Ibovespa.

IBOV_diario_2013-02-25_0851

Suporte: 56.208 pontos; 55.519 pontos.

Resistência: 56.845 pontos; 57.340 pontos; 57.665 pontos.

A perspectiva do dia é de alta na Bovespa, motivada pelo repique da alta das bolsas da Europa e dos EUA.

Atenção para a divulgação das prévias de inflação local, que podem mexer com os ânimos do mercado; tanto favoravelmente quando na direção inversa, devido ao nível do patamar de inflação corrente aferido pelos índices de inflação divulgados.

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: