Skip to content

Panorama de mercado – 22/02/2013 às 9h06

22/02/2013

… OGXP3: O caminho de volta é longo e acidentado… mas não impossível!

Ásia

As bolsas de valores da Ásia operaram em divergência nessa madrugada, com algumas delas apresentando ganhos após as fortes perdas dos últimos dias. Destaque positivo para a bolsa de Tóquio, que experimentou alta de 0,68% devido à caça de pechinchas. Já na ponta contrária o destaque fica para a bolsa de Xangai que recuou 0,51%, acumulando perdas de cerca de 4,9% na semana devido à preocupações com os altos preços dos imóveis e de que o governo venha a adotar políticas restritivas no país..

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-22/china-s-stock-index-futures-decline-before-property-price-data.html

Europa

As bolsas europeias se recuperam em parte das fortes perdas ocorridas ontem. A alta das bolsas às 8h19 repercute a melhora, acima da esperada, do índice de confiança nos negócios do Ifo para a Alemanha em fevereiro, apesar da incerteza frente às informações sobre o volume de pagamentos dos empréstimos aos bancos realizados pelo Banco Central Europeu (BCE) á época da crise da dívida e das eleições parlamentares na Itália esse final de semana.

Entretanto, os ganhos foram contidos porque outro dado, também divulgado hoje, mostra que a Comissão Europeia rebaixou a perspectiva de crescimento econômico para a zona do euro em 2013: de -0,1% para -0,30%.

http://www.reuters.com/finance/markets/europe

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-22/australian-shares-rise-with-aussie-as-copper-platinum-advance.html

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-22/eu-says-euro-zone-to-shrink-in-2013-as-unemployment-rises.html

EUA

Nos EUA, os futuros de índices de ações sobem moderadamente às 8h21.

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

http://www.reuters.com/finance/futures

A alta indica alguma recuperação frente às quedas dos últimos 2 dias. A correção dos mercados se deve ao receio de que o FED inicie o processo de retirada dos estímulos monetários da economia dos EUA antes do esperado, conforme expresso no conteúdo da ata referente à última reunião de política monetária do FOMC publicada na quarta-feira.

Entretanto, questiona-se se Bernanke, presidente do FED, abandonaria esse tipo de estímulo antes de uma melhora consistente do mercado de trabalho do país.

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-22/bernanke-said-to-minimize-asset-bubble-concern-at-meeting.html

Essa é uma questão não resolvida, e que deverá trazer, cada vez mais, volatilidade aos mercados.

Brasil

O índice Ibovespa conseguiu se equilibrar ontem ao final do pregão, a despeito da queda das bolsas de valores internacionais. Destaque negativo para as ações do setor de construção/imobiliário e de commodities. Do lado positivo, as ações da OGX dispararam.

http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/2684783/disparada-das-acoes-ogx-faz-ibovespa-fechar-com-leve-queda

O Ibovespa testou o importante suporte situado nos 55.519 pontos, mas consegui reverter a baixa de 1,32% (na mínima) para fechar praticamente no zero-zero, aos 56.142 pontos.

Não houve motivo relacionado com informações vindas do exterior para essa reversão do movimento do ibovespa, já que os mercados não acompanharam o movimento. Pode-se afirmar que a maioria das blue-chips locais também não acompanhou o movimento como, p.ex., as ações da Petrobras. Então, o que se pode afirmar é de ocorreu (de maneira acertada, parece) por iniciativa de especuladores e compradores de pechinchas.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do Ibovespa.

IBOV_diário_2013-02-21_0843

Suporte: 55.519 pontos, 54.531 pontos.

Resistência: 56.271 pontos; 56.845 pontos; 57.318 pontos.

OGX

O caminho de volta é longo e acidentado… mas não impossível!

As ações da OGXP3 já haviam ensaiado uma forte alta na véspera, quando os mercados derreteram devido ao conteúdo negativo da ata do FOMC, e ainda não se tinha ventilado qualquer notícia acerca da possibilidade de venda de parcela do capital da OGX para uma empresa petrolífera estatal da malásia (Petronas).

Entretanto, ontem os rumores tiveram mais força do que a força vendedora no papel e a ação fechou com alta de cerca de 12%.

http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/2684892/rumores-venda-fatia-ogx-para-petronas-faz-acao-fechar-com

Tudo indica que venham novidades por aí. Não é a primeira vez que rumores de venda de fatia do capital da OGX circulam no mercado. Todavia, a sua recorrência indica que Eike Batista costura esse tipo de negócio nos bastidores há algum tempo.

Resta ver, caso se confirme o rumor, de quanto será a fatia vendida, como será feita essa venda (se via emissão privada de novas ações, se via venda da posição do controlador, se a venda altera o controle da companhia), entre outros detalhes importantes para avaliar a repercussão do negócio nos preços da ação.

Por outro lado, é uma informação positiva para companhia, desde que haja entrada de recursos (via capitalização) no caixa da companhia e não na conta bancária de Eike Batista.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário de OGXP3.

OGXP3_diario_2013-02-22_0848

Voltando a ressaltar que “O caminho de volta é longo e acidentado… mas não impossível!”.

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: