Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 22/02/2013 às 10h47

22/02/2013

IPCA-15

O índice IPCA-15, que representa uma estimativa prévia do que será a inflação do mês fechado, apresentou aumento de 0,68% em fevereiro, tendo registrado queda frente ao IPCA-15 de janeiro, que havia mostrado alta de 0,88%. Apesar da queda da inflação medida pelo índice, ela veio acima da expectativa do mercado e, mais importante ainda, a queda das tarifas de energia elétrica contribuiu com cerca de -0,45 p.p. no computo do índice.

Percebe-se que se não tivesse havido a queda de tarifas de energia, o IPCA-15 teria vindo muito mais alto. De forma simples, o impacto seria de cerca de +0,45 p.p. a maior no IPCA-15 de fevereiro, levando-o para algo em torno de 1,13% no mês.

Dessa forma, pode-se inferir que a “inflação pura”, sem os artifícios utilizados pelo governo para baixá-la, como que ‘por decreto”, está rodando em patamar muito mais alto do que o desejado por ele. Vale lembrar que o repertório de artifícios do governo é limitado e que seus efeitos são não cumulativos (once for all) na dinâmica inflacionária.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

Essa primeira informação concreta a respeito da dinâmica da inflação divulgada após as declarações desencontradas entre o Ministério da Fazenda e o Banco Central (BC), indica que se o presidente do BC, Alexandre Tombini, já estava preocupado com a inflação, agora, então, nem se fale.

Dessa forma, as taxas de juros dos DI’s curtos, que vinham em um trend de baixa nos últimos dois dias, deram um forte repique para cima nessa manhã. Já as taxas de juros dos DI’s longos apresentaram pequena alta em virtude de seus prazos mais longos.

A explicação é que o mercado acha que o BC terá que fazer o ajuste para cima da Selic antes do que o pretendido pelo próprio BC; o que pressionará as taxas de juros curtas e com isso, as taxas de juros mais longas não precisarão subir na mesma intensidade, pois já guardavam altos prêmios em relação às primeiras.

Entretanto, o BC deve aguardar além da reunião de começo de março para dar início ao processo de alta da Selic. Vamos observar como será o IPCA fechado de fevereiro para julgar melhor essa questão.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 10h47, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_22-02-13 curta 10h47Curva de DI’s longos:

Curvas_22-02-13 longa 10h47

Taxas de Juros pós-fixadas

A NTN-B Principal de 15/05/2019 é negociada a 3,61% aa no web site do Tesouro Direto, estável frente ao patamar de 3,62% aa negociado quarta-feira.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2013-02-22_1122

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: