Skip to content

Panorama de mercado – 21/02/2013 às 9h15

21/02/2013

Mundo

Queda forte nas bolsas da Ásia nessa madrugada.

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

Europa

As bolsas europeias negociam em forte queda às 8h07.

http://www.reuters.com/finance/markets/europe

EUA

Os futuros de índices operam em queda às 8h13.

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

Motivos

O conteúdo da ata do FED publicado ontem derrubou os mercados e continua a causar efeitos defasados nas bolsas de valores europeias.

Os integrantes do FOMC mostraram muitas dúvidas acerca da manutenção do programa de estímulo e compra de ativos mantido pelo FED na atualidade. Começam a questionar a sua permanência, mesmo em um cenário de manutanção e fraca recuperação do emprego nos EUA.

Vale lembrar que o momento é mais do que propício à realização de lucros nas bolsas, após meses sucessivos de alta; tanto na Ásia, quanto na Europa e, particularmente, nos EUA.

A perspectiva imediata para os ativos de risco fica comprometida se os EUA começarem a desfazer sua política de estímulos. Aliás, a forte alta no preço dos ativos também preocupa alguns membros do FED.

Para complicar mais ainda a situação do mercado, rumores sobre dificuldades em um fundo de commodities administrado por uma empresa do Reino Unido abalou o mercado de commodities ontem.

Brasil

Aqui no Brasil não foi diferente. A Bovespa cai forte e se aproximou de furar importante ponto crítico (suporte nos 55.519 pontos) em seu gráfico de preços candlestick diário, conforme pode ser observado abaixo.

IBOV_diário_2013-02-21_0843

Suporte: 55.519 pontos; 54.531 pontos e 53.132 pontos

Resistência: 56. 271 pontos; 56.845 pontos e 57.665 pontos.

A perspectiva da economia local também não é das melhores, e a bolsa se ressente disso. Em algum momento desse ano a taxa Selic deve subir, o que é ruim para a bolsa no geral (exceção ao setor bancário) e as principais blue-chips enfrentam problemas nada despresíveis; seja em termos de desempenho atual/futuro (Petrobras, BVM&F), seja em termos de problemas com o fisco (Vale) ou seja em termos de credibilidade (OGX).

http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/2683777/10_-queda-sessoes-ibovespa-tem-pior-pregao-desde-novembro

Nem a OGXP3, que chegou a subir mais de 9% durante a manhã, apresentando alguma recuperação frente às sucessivas quedas, escapou e devolveu quase tudo ao final do pregão.

Dessa forma, todo o cuidado é pouco já que se avizinha uma possível correção técnica nas bolsas internacionais, que deve acabar por “espirrar” aqui na periferia…

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: