Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 20/02/2013 às 10h49

20/02/2013

Conforme mencionado em Panorama de mercado – 20/02/2013 às 9h03,

… A incerteza causada pelo eventual aumento da taxa Selic voltou a pressionar os mercados. O presidente do Banco Central do Brasil deu declarações de que a inflação brasileira não sofre de descontrole nesse momento e que ele não pretende (?) aumentar a taxa Selic antes de avaliar o caminho da inflação nos próximos meses. Entretanto, nada está garantido, já que o homem “é mais liso do que quiabo”.”.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros dos DI’s tiveram muita volatilidade ao longo do dia de ontem. Entretanto, obedeceram à lógica das declarações de Tombini proferidas ontem: as taxas de juros dos DI’s curtos se retraíram e a dos DI’s longos subiram. Não na intensidade que deveriam para neutralizar o forte movimento contrário recente; mas a caminho de fazê-lo.

Nessa manhã, os DI’s de prazos curtos apresentam taxas de juros em forte queda, assim como as taxas de juros dos DI’s longos registram leve alta. A lógica continua a prevalecer…

Vale lembrar que o Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 19/02/2013 às 10h22 sugeriu:

… Nesse sentido, para quem realizou a estratégia sugerida há dias para comprar taxa de juros curta (janeiro/14) e vender taxa de juros longa (janeiro/17) é hora de REALIZAR o LUCRO e “virar a mão”. Ou seja, vender taxa de juros curta e comprar taxa de juros longa – da mesma maneira que foi sugerida a estratégia anterior: tudo ponderado pelas durations dos DI’s…“.

Apesar de o mercado ainda desconfiar da declaração de Tombini a respeito da inflação e da política monetária, e ficar com o pé atrás para vender mais fortemente as taxas de juros dos DI’s curtos, não se deve esperar que o Banco Central eleve a Selic no curtíssimo prazo.

IBC-Br

Mesmo porque, em que pese o alto nível da inflação corrente e sua expressiva difusão entre todos os componentes do IPC-A, o desempenho esperado do PIB do Brasil deve ter voltado a desacelerar, como mostra o IBC-Br de dezembro, divulgado pelo BCB nessa manhã.

O IBC-Br de dezembro (com ajuste sazonal) apontou crescimento de 0,26% contra aumento de 0,56% em novembro. Além disso, em base trimestral, o indicador também aponta desaceleração, pois subiu 0,62% (com ajuste sazonal) no 4TRI/12, frente a um aumento de 1,11% (dado revisado) no 3TRI/12, tomando-se as variações trimestre contra trimestre.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 10h49, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_20-02-13 curta 10h49

Curva de DI’s longos:

Curvas_20-02-13 longa 10h49

Taxas de Juros pós-fixadas

A NTN-B Principal de 15/05/2019 é negociada a 3,62% aa no web site do Tesouro Direto, estável frente ao patamar de 3,63% aa negociado ontem.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2013-02-20_1057

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: