Skip to content

Panorama de mercado – 18/02/2013 às 8h40

18/02/2013

Mundo

As bolsas de valores da Ásia fecharam novamente em divergência nessa madrugada. Destaque para a volta a operação da bolsa de Xangai, na China, que caiu 0,45% e para a alta de 2,09% do índice Nikkei da bolsa de Tókio, no Japão. O iene voltou a desvalorizar frente ao euro e ao dólar, já que o Japão não sofreu críticas à sua política econômica na reunião do G20 nesse final de semana. Como de hábito, a queda do iene sustentou a alta da bolsa de valores japonesa, que já sobe mais de 30% desde a metade de novembro passado.

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

Na Europa, as bolsas de valores negociam em divergência às 7h49. Se por um lado a desvalorização do iene é positiva para a economia do Japão, não se pode dizer o mesmo em relação às economias da Europa e dos EUA.

Perspectivas de maior dificuldade na retomada do crescimento econômico na Europa ressaltadas na semana passada, contribuem para a incerteza nas bolsas locais. Fracos resultados corporativos corroboram essa perspectiva e enfraquecem as bolsas. O mercado espera que o BCE venha a reduzir os juros básicos da região para estimular o seu crescimento. Atenção para o discurso de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu BCE).

http://www.reuters.com/article/2013/02/18/us-markets-global-idUSBRE88901C20130218

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-18/european-stock-futures-little-changed-carlsberg-may-move.html

Nos EUA, os futuros de índices de ações andam “de lado” às 8h03 devido á fraca agenda local e ao fechamento do mercado de ações no feriado do dia do Presidente.

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

http://www.reuters.com/finance/futures

Brasil

O mercado aguarda a publicação do relatório Focus referente à semana passada para avaliar as projeções do mercado para os principais indicadores da economia brasileira. A pauta em discussão é relativa á incerteza frente à atuação do Banco Central do Brasil (BCB) na condução da política monetária: será que o BCB vai subir a Selic já na próxima reunião do Copom, marcada para o início de março? As taxas de juros dos contratos de DI futuro na BM&F já refletem aumentos da Selic nos próximos meses, devido ao descontrole da inflação.

O BCB tem procurado utilizar o dólar como âncora cambial para a inflação, o que tende a prejudicar as empresas exportadoras de commodities brasileiras. Por outro lado, beneficia aquelas que importam – entre elas, empresas varejistas e que utilizam insumos para a indústria e agricultura.

Sabe-se que mais cedo ou mais tarde, o BCB deve aumentar a Selic; e que isso é ruim para o crescimento econômico a curto prazo e para o desempenho das empresas em geral; sendo ruim para o valuation de todas as empresas e, particularmente, para o setor de construção/imobiliário devido ao potencial enfraquecimento/queda na demanda de moradias. As ações do setor têm demonstrado isso recentemente.

Hoje tem vencimento de opções na Bovespa. O mercado local ficará orfão devido ao feriado nos EUA, ficando sujeito à eventuais manipulações. Entretanto, não se espera muita volatilidade, mas apenas tendência à continuidade do movimento de baixa do índice Ibovespa que é muito concentrado em empresas ligadas às commodities e que possuem alta liquidez no mercado de opções – como Petrobras, Vale e OGX.

Veja o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa, a seguir.

IBOV_diario_2013-02-18_0826

Suportes: 57.666 pontos; 57.084 pontos e 56.845 pontos.

Resistências: 58.446 pontos; 58.965 pontos e 59.624 pontos.

Observe o canal de baixa de curtíssimo prazo formado no gráfico.

Vale lembrar que todas essas empresas (Petrobras, OGX e Vale) passam por momentos delicados em sua perspectiva e desempenho financeiro para os próximos meses. Nesse sentido, o índice Ibovespa tende a ser levado à reboque pelos problemas específicos dessas empresas.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: