Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 15/02/2013 às 11h24

15/02/2013

… Apesar de arriscada para esse momento (?!?!), vale considerar uma arbitragem comprando a taxa de juros do DI janeiro/14 e vendendo a taxa de juros do DI janeiro/17, ajustadas pela diferença das durations desses DI’s, permite especular com a potencial redução do diferencial existente entre as duas taxas a termo.“.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

Finalmente, o mercado de taxas de juros futuras se rendeu às evidências: inflação alta e em vias de perda de controle – com alto índice de difusão entre os componentes do índice de preços.

Além disso, percebeu que o Banco Central também fracassou em ancorar as expectativas inflacionárias do agentes. E isso significa que daqui para frente a situação da inflação só tende a piorar.

Dessa forma, já existe gente graúda apostando em aumento da Selic para abril! Não sei se seria esse o caso, mas, com certeza, o Banco Central tem que dar “uma porr…” nos agentes econômicos (e nos preços) para voltar a ancorar as expectativas (e controlar a inflação). Quando essa pancada virá é difícil de precisar; mas virá, com toda a certeza.

Sendo assim, algumas estratégias podem (e já deveriam ter sido realizadas) ser feitas. Conforme sugerido em Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 06/02/2013 às 11h08:

“… Apesar de arriscada para esse momento, vale considerar uma arbitragem comprando a taxa de juros do DI janeiro/14 e vendendo a taxa de juros do DI janeiro/17, ajustadas pela diferença das durations desses DI’s, permite especular com a potencial redução do diferencial existente entre as duas taxas a termo.“.

Naquele momento, em 06/02, poderia se afirmar que essa estratégia fosse até ousada/arriscada para o momento. Mas olhando de hoje, vê-se que se mostrou acertada. Basta avaliar o tamanho dos ajustes nas taxas que aconteceram no pregão de hoje e que, provavelmente, ainda continuarão por mais algum tempo.

Resumindo: forte alta nas taxas de juros dos DI’s curtos e queda nas taxas dos DI’s longos. Na mosca!!!

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h24, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_15-02-13 curta 11h24

Curva de DI’s longos:

Curvas_15-02-13 longa 11h24

Taxas de Juros pós-fixadas

A NTN-B Principal de 15/05/2019 é negociada a 3,64% aa no web site do Tesouro Direto, com estabilidade frente ao patamar de 3,65% aa negociado ontem.

Vale observar que as taxas de juros dos papéis atrelados ao IPCA poderão, a partir de agora, começar a fechar um pouco suas taxas de juros. A conferir…

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2013-02-15_1134

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

 

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: