Skip to content

Panorama de mercado – 08/02/2013 às 9h42

08/02/2013

Mundo

As bolsas de valores da Ásia fecharam em direções opostas, com Tóquio recuando 1,80% e Xangai avançando 0,57%. No Japão a bolsa experimentou realização de lucros devido à firmeza do iene no dia, divulgação de resultado abaixo do esperado pela Sony Corp., tendo refletido o pessimismo com a economia europeia. Já na China, a bolsa foi beneficiada pelo desempenho acima do esperado das exportações e importações (e saldo comercial) em janeiro, assim como pelo aumento no volume de empréstimos totais e queda na inflação do país no mesmo período. A expectativa é de que a China retome taxas de crescimento da economia acima de 8% aa já em 2013.

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-08/china-january-exports-rise-25-imports-climb-28-8-.html

Na Europa, as bolsas negociam em leve alta às 8h53, na esteira dos indicadores favoráveis da economia chinesa. Além disso, as declarações de Mario Draghi acerca da fraqueza da economia do continente e sobre a valorização do euro deixou a porta aberta para potencial novo corte na taxa básica de juros da zona do euro.

http://www.reuters.com/finance/markets/europe

http://www.reuters.com/article/2013/02/08/us-markets-global-idUSBRE88901C20130208

No Fórum econômico da União europeia realizado em Bruxelas, continua a ser discutido o corte no orçamento público da região para o período de 2014-2020.

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-08/european-stock-futures-advance-after-china-trade-report.html

Nos EUA, os futuros de índices de NY têm leve alta às 9h05. As bolsas de valores de NY fecharam em queda moderada ontem, com resultados aquém do esperado para os indicadores econômicos divulgados para o país: novos pedidos de seguro desemprego para a semana passada; produtividade e custos da mão de obra para o 4TRI/12.

Para hoje, o mercado deve ser beneficiado pelo potencial crescimento das exportações (saldo da balança comercial) do país em dezembro, motivado pelo fortalecimento das importações realizadas pela China  nos últimos meses.

http://www.bloomberg.com/news/2013-02-08/trade-deficit-in-u-s-probably-narrowed-as-exports-climbed.html

Brasil

O Ibovespa teve outro dia de queda e forte volatilidade ontem. O índice fechou com recuo de 0,98%, aos 58.372 pontos. A bolsa já perdeu cerca de 4,20% desde o último pregão de 2012. Destaques negativos para as ações ligadas à produção e exportação de celulose (SUZB5 e FIBR3), para as ações da Eletrobras (ELET6 e ELET3), para as ações da Petrobras (PETR3: – 1,95%; PETR4: – 0,57%) e para as ações da Vale (VALE5: -2,7%).

O mercado abriu em forte alta e foi perdendo o gás a medida que os indicadores locais e internacionais eram divulgados: IPCA de janeiro registrou alta acima do esperado (6,15% nos últimos 12 meses), número de pedidos de seguro desemprego nos EUA acima do esperado; perspectivas de fraco crescimento para a zona do euro estimado pelo presidente do BCE.

Além disso, a aversão ao risco aumentou ainda mais quando foi divulgada entrevista com o presidente do Banco Central do Brasil (BCB), onde ele manifesta preocupação com o patamar de inflação local e prevê que ele deva permanecer pressionado nesse primeiro semestre. O risco é de que o BCB venha a ser obrigado a iniciar a elevação da taxa Selic antes do esperado/programado.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa.

IBOV_diario_2013-02-08_0931

Resistências: 59.000 pontos e, a seguir, 59.624 pontos

Suportes: 58.180 pontos e, a seguir, 57.665 pontos

Vale ressaltar que as ações da Petrobras (PETR4 e PETR3) já negociam na faixa do patamar atingido na crise de 2008. Ou seja, o mercado vê perspectiva muito negativa para a companhia, apesar da possibilidade de o governo estudar a convergência dos preços internos dos combustíveis para o patamar negociado no exterior – a principal causa  de prejuízos recorrentes na operação de abastecimento da companhia.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: