Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 06/02/2013 às 11h08

06/02/2013

… Apesar de arriscada para esse momento, vale considerar uma arbitragem comprando a taxa de juros do DI janeiro/14 e vendendo a taxa de juros do DI janeiro/17, ajustadas pela diferença das durations desses DI’s, permite especular com a potencial redução do diferencial existente entre as duas taxas a termo.“.

O mercado fechou com forte alta nas taxas de juros referentes aos DI’s longos ontem. Esse movimento espelha a incerteza causada pela conjuntura econômica vivida pelo país nesse início de ano, onde o governo quer por toda a força que aconteça uma retomada do crescimento econômico e, ao mesmo tempo, quer segurar uma inflação que se mostra a cada momento mais renitente.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

O mercado futuro de taxas de juros abriu com taxas em alta, tanto na ponta curta da curva de juros quanto na longa. Houve algum ajuste para cima nas taxas de juros dos DI’s com vencimento a partir do segundo semestre de 2013, indicando que o mercado questiona a possibilidade de o Banco Central elevar a taxa Selic antes do esperado.

Além disso, a ponta longa da curva de juros continua a mostrar alta, com diferenciais da ordem de 3 p.p. entre as taxas de juros a termo para o DI janeiro/17 e o DI julho/13, que se situa no patamar de 10,14% a.a.

Caso, o Banco Central venha a ser obrigado a elevar a Selic antes de um período prolongado de tempo – conforme havia previsto -, a venda de taxa de juros para os DI’s mais longos pode vir a ser interessante.

Apesar de arriscada para esse momento, vale considerar uma arbitragem comprando a taxa de juros do DI janeiro/14 e vendendo a taxa de juros do DI janeiro/17, ajustadas pela diferença das durations desses DI’s, permite especular com a potencial redução do diferencial existente entre as duas taxas a termo.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h08, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_06-02-13 curta 11h08Curva de DI’s longos:

Curvas_06-02-13 longa 11h08

Taxas de Juros pós-fixadas

A NTN-B Principal de 15/05/2019 é negociada a 3,45% aa no web site do Tesouro Direto, com alta frente ao patamar de 3,34% aa negociado na segunda-feira.

Vale observar que as taxas de juros reais negociadas nas NTN-B’s continuarão a aumentar se:

– as taxas prefixadas dos DI’s de prazos equivalentes continuarem a subir e/ou

– a inflação projetada para o período cair ou subir menos do que o aumento das taxas de juros prefixadas para o período considerado.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2013-02-06_1116

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: