Skip to content

Panorama de mercado – 30/01/2013 às 9h07

30/01/2013

Mundo

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nessa madrugada. Destaques positivos para a bolsa do Japão (Tóquio +2,28%) e da China (Xangai +1,0%).

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

O índice Nikkei, da bolsa da Tóquio supera os 11.000 pontos pela primeira vez em 33 meses. A fraqueza recente do iene frente ao dólar tem contribuído para a alta das companhias exportadoras. Na China, a retomada da economia e o processo de urbanização têm dado suporte às recentes altas.

http://www.bloomberg.com/news/2013-01-30/china-stock-futures-rise-signaling-index-may-extend-bull-rally.html

Na Europa, as bolsas negociam próximas à estabilidade às 8h25. Os investidores esperam o resultado do PIB dos EUA no 4TRI/12, e pela decisão do FOMC, em sua reunião de política monetária que termina hoje à tarde. Especula-se em relação à duração do programa de compra de ativos: se continuará ao longo de 2013 ou não.

http://www.bloomberg.com/news/2013-01-30/european-stock-futures-little-changed-before-u-s-gdp.html

Além disso, os analistas técnicos entendem que as bolsas do continente estão sobrecompradas; o que pode deflagar um movimento de realização de lucros a qualquer momento, em razão de alguma notícia desfavorável.

http://www.reuters.com/finance/markets/europe

http://www.reuters.com/article/2013/01/30/us-markets-global-idUSBRE88901C20130130

Nos EUA, os futuros de índices de ações negociam em estabilidade às 8h36, à espera do FOMC e do anúncio do PIB do país no 4TRI/12. Vale ressaltar que se espera que o PIB apresente o menor crescimento em dois anos.

http://www.reuters.com/finance/futures

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

Brasil

O índice Ibovespa fechou em alta de 0,63% no pregão de ontem, aos 60.406 pontos. O movimento do Ibovespa apresentou bastante oscilação ao longo do pregão, até que se firmou no campo positivo na parte final do pregão. Destaque positivo para as ações da Vale e negativo para as da Petrobras.

http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/2668929/braskem-gol-siderurgicas-avancam-mas-petro-llx-caem-veja-destaques

Ontem à noite, a Petrobras anunciou aumento nos preços dos combustíveis : 6,6% para a gasolina  e 5,4% para o diesel. Os reajustes se deram nas refinarias e ainda não foram repassados ao consumidor, que pode ter um reajuste inferior nos postos de combustíveis.

http://www.infomoney.com.br/petrobras/noticia/2669120/petrobras-anuncia-reajuste-gasolina-partir-quarta

É possível que as ações da Petrobras respondam positivamente ao anúncio do reajuste, apesar de que ele não é suficiente para cobrir a defasagem em relação aos preços do petróleo no exterior. O mercado espera um fraco resultado para o 4TRI/12 da companhia.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa.

IBOV_diario_2013-01-30_0900

Como se pode observar, o Ibovespa chegou a testar, ao longo do pregão o suporte dos 59.624 pontos, mas se recuperou e fechou testando a resistência dos 60.366 pontos. Nesse momento o índice possui suporte nos 60.000 pontos e, em seguida, nos 59.624 pontos. Já na direção inversa, o índice testará, de saída o patamar dos 60.366 pontos para, a seguir, testar os 61.022 pontos (mais provável, devido à possível recuperação das ações da Petrobras).

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: