Skip to content

Panorama de mercado – 29/01/2013 às 8h56

29/01/2013

… É possível que o sentimento positivo quanto à economia chinesa compense, de alguma forma, a expectativa negativa de uma realização de lucros que se aproxima para as bolsas da Europa, enquanto os investidores monitoram nos EUA, a situação atual da retomada da economia do país.“.

Mundo

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nessa madrugada, com destaque para a contínua recuperação da bolsa de Xangai, que subiu cerca de 20% desde o início de dezembro/12. Vários fatores podem ser apontados para explicar o rali, dentre os quais a retomada recente do crescimento econômico e promessa de intensificação do processo de urbanização no país.

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

http://www.bloomberg.com/news/2013-01-29/china-s-stock-futures-rise-signaling-index-may-extend-rally.html

Na Europa, as bolsas negociam em divergência às 8h17, alternando seus desempenhos entre o positivo e o negativo.  Permanece a expectativa do mercado em relação à continuidade de notícias positivas na economia para consolidar o movimento de alta das bolsas em 2013. Vale lembrar, conforme mencionado em Panorama de mercado – 28/01/2013 às 8h40, as bolsas da Europa “estão em suas máximas desde 2012; o que pode propiciar um movimento de realização de lucros.”.

http://www.reuters.com/finance/markets/europe

http://www.bloomberg.com/news/2013-01-29/european-stock-futures-little-changed-on-german-sentiment.html

Nos EUA, os futuros de índices de ações negociam em baixa, porém próximos à neutralidade às 8h22.

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

http://www.reuters.com/finance/futures

Os investidores aguardam com ansiedade a divulgação do PIB final dos EUA para o 4TRI/12 e a decisão de política monetária do FOMC para amanhã, assim como o relatório de emprego do país referente a janeiro para sexta-feira.

Brasil

Com o início da temporada de resultados na Bovespa, o índice Ibovespa voltou a ter comportamento muito negativo ontem, tendo registrado perda de 1,87% aos 60.027 pontos – após ter recuado 1,29% no pregão anterior.

http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/2668169/com-queda-ibovespa-tem-pior-sessao-desde-novembro-2012

Conforme ressaltado pelo blog no Panorama de mercado – 28/01/2013 às 8h40, a perspectiva para o índice no pregão de ontem não era boa: “Entretanto, o quadro local não é dos melhores, com o índice Ibovespa mostrando um desenho desfavorável, conforme o gráfico acima.”.

Veja, a seguir, o gráfico diário candlestick do índice Ibovespa.

IBOV_diario_2013-01-29_0840

O comportamento do índice reflete a perspectiva incerta da economia brasileira para 2013, onde a inflação em alta convive com baixo patamar de crescimento econômico; o que deve proporcionar fraco desempenho para as companhias locais ao longo do ano.

Para detalhes sobre essa avaliação, veja o post publicado por mim em Perspectivas para a economia brasileira em 2013 no blog Investidor em ação.

O Ibovespa mostrou no pregão de ontem o desenlace de uma figura similar ao chamado “ombro-cabeça-ombro”, tendo testado o suporte dos 59.624 pontos, que permanece como primeiro suporte para o índice nesse momento. Já no sentido inverso, ele apresenta sua primeira resistência na faixa dos 61.000 pontos.

É possível que o sentimento positivo quanto à economia chinesa compense, de alguma forma, a expectativa negativa de uma realização de lucros que se aproxima para as bolsas da Europa, enquanto os investidores monitoram nos EUA, a situação atual da retomada da economia do país.

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: