Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 24/01/2013 às 12h37

24/01/2013

Ata do Copom

O Banco Central reafirmou seu compromisso com a meta de inflação de 4,5% (+ ou – 2%  para cima ou para baixo) fixada pelo CMN, apesar de ressaltar a pressão e resistência para ela voltar ao centro da meta em futuro próximo.

O quadro analítico indica que o diagnóstico do Banco Central é de que a pressão dos preços atual só será resolvida com a ampliação da oferta de bens e serviços que está, nesse momento, abaixo de seu potencial. A solução, entre outras coisas, é o aumento do investimento, sobre o qual a política monetária não tem capacidade de atuar diretamente.

Entretanto, essa situação é de alto risco, uma vez que em um ambiente de demanda agregada estimulada por vários fatores e, em desajuste com a oferta agregada, há uma pressão implícita para aumento dos preços na economia. Caso a oferta não responda a tempo, será preciso aumentar a taxa básica de juros da economia para conter aumentos de preços posteriores.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros futuras reagiram de imediato com alta à publicação da ata do Copom, sinalizando a preocupação com a situação atual da economia.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 12h37, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_24-01-13 curta 12h37

Curva de DI’s longos:

Curvas_24-01-13 longa 12h37

Taxas de Juros pós-fixadas

Não foi possível obter as cotações (taxas de juros) negociadas nos títulos do Tesouro Nacional via site do Tesouro Direto, que estava fora do ar no momento de realização desse estudo.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: