Skip to content

Panorama de mercado – 23/01/2013 às 9h45

23/01/2013

… As bolsas internacionais têm batido suas máximas registradas em mais de ano e meio recentemente. A situação mundial melhorou, tendo saído da região de “risco extremo”; mas muitos percalços deverão ser ultrapassados para se conseguir vislumbrar um céu de brigadeiro à frente. Dessa forma, não se surpreenda se o mercado internacional entrar em rota de realização de lucros proximamente…“.

Mundo

As bolsas de valores da Ásia fecharam em divergência nessa madrugada, com destaque negativo para a bolsa de Tóquio, que recuou  2,08%.

http://www.reuters.com/finance/markets/asia

Na Europa, as principais bolsas negociam em leve divergência, mas próximas à neutralidade às 9h10.

http://www.reuters.com/finance/markets/indices

Nos EUA, os futuros de índices de ações de NY têm leve queda às 9h13, à espera da votação na Câmara sobre a elevação temporária do teto da dívida do governo dos EUA.

http://www.bloomberg.com/markets/stocks/futures/

As bolsas de valores dos EUA fecharam em alta ontem, após sinais favoráveis na negociação acerca do aumento do teto da dívida do governo do país, que irá permitir que ele pague suas despesas programadas no orçamento.

Será votado hoje na câmara de representantes dos EUA (de maioria republicana) o aumento temporário (até 19/05/13) do teto da dívida do governo  do país, fixado em US$ 16,4 tri. Caso seja aprovado (espera-se que sim), o período que vai até maio/13 será utilizado pelos partidos majoritários para negociar o corte de outras despesas do orçamento do país, visando à diminuição de seu déficit público.

http://www.bloomberg.com/news/2013-01-22/budget-discord-in-u-s-is-top-threat-to-global-economy-in-poll.html

http://www.bloomberg.com/news/2013-01-23/european-stock-index-futures-climb-before-u-s-debt-vote.html

Brasil

O índice Ibovespa voltou a fechar em queda moderada ontem, reafirmando sua falta de tração frente ao desempenho das bolsas internacionais, com destaque para as dos EUA. O Ibovespa perdeu 0,34%, tendo fechado aos 61.692 pontos. Destaques para CCXC3, que subiu  22,36% e para as ações da OI que caíram cerca de 7%. Além disso, a maioria das ações do grupo EBX (MMXM3, LLXL3, OGXP3) teve forte desvalorização em conexão com a OPA da CCXC3, a ser realizada pelo seu acionista controlador, Eike Batista.

Veja o gráfico candlestick diário do Ibovespa, a seguir.

IBOV_diário_2013-01-23_0931

Suporte: 61.500 pontos; 61.000 pontos.

Resistência: 62.000 pontos; 62.473 pontos.

Atenção para o PMI do HSBC para janeiro na China, que deverá ser conhecido à noite. Ele pode trazer algum alento para as blue-chips locais ligadas à commodities.

As bolsas internacionais têm batido suas máximas registradas em mais de ano e meio recentemente. A situação mundial melhorou, tendo saído da região de “risco extremo”; mas muitos percalços deverão ser ultrapassados para se conseguir vislumbrar um céu de brigadeiro à frente. Dessa forma, não se surpreenda se o mercado internacional entrar em rota de realização de lucros proximamente.

Ainda no plano local, o mercado examinará o conteúdo da ata do Copom referente à sua última reunião de política monetária e avaliará a prévia da inflação oficial de janeiro por meio do índice IPCA-15 de janeiro, a ser divulgado pelo IBGE. Com base nesses elementos, o mercado de renda fixa poderá refazer suas apostas de taxas de juros no mercado de títulos do governo, nos DI’s futuros e nas opções sobre taxas de juros da BM&F.

Bons negócios!

Acesse também:

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: