Skip to content

CCXC3 x LLXL3; MMXM3; OGXP3 … – 23/01/2013 às 8h52

23/01/2013

… o sr. Eike Batista parece ter “dado um tiro em seu próprio pé”, e no dos acionistas minoritários de suas companhias que serão objeto da permuta, ao conceder incentivo para a queda nos preços dessas outras ações, de seu próprio grupo EBX…“.

O comunicado do fato relevante relativo ao cancelamento do registro de companhia aberta da CCX realizado pelo seu acionista controlador, Eike Batista, se inicia da seguinte forma:

“Considerando que o Grupo EBX sempre pautou suas acoes tendo o mercado de capitais como seu grande parceiro estrategico, e que a continuidade desse relacionamento e uma prioridade absoluta dentro do Grupo…”.

Entretanto, como se pode perceber a seguir, a afirmação acima parece carecer de fundamento, para não dizer de verdade.

A informação de que o acionista controlador da CCX, Eike Batista, irá fazer uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) da CCXC3 com pagamento de valor fixado em R$ 4,31/ação, mediante troca por ações de outras companhias do grupo EBX, acabou por se traduzir em forte valorização da CCXC3 (+22,36%) e forte desvalorização das outras ações de companhias do grupo EBX como LLXL3 (-2,81%), MMXM3 (-3,59%) e OGXP3 (-3,25%) no pregão de ontem.

Acesse o comunicado por meio do link abaixo.

http://www.bmfbovespa.com.br/Agencia-Noticias/ListarNoticias.aspx?idioma=pt-br&idNoticia=18201301220032&header=201301220925CCX+CARVAO+%28CCXC+-+NM%29+-+FATO+RELEVANTE18201301220032&tk=9e64065a3b99510d2b1f180e64133a23

As relações de troca entre as ações ainda não foram definidas, conforme o comunicado do fato relevante ao mercado:

“… As relacoes de troca entre as acoes da CCX objeto da OPA e as Acoes Oferecidas pelo Controlador serao estabelecidas oportunamente e levarao em conta o preco maximo de R$ 4,31 por acao da CCX e os valores de mercado dos valores mobiliarios oferecidos pelo acionista controlador.

O numero de Acoes Oferecidas pelo Controlador esta limitado a 2% das acoes representativas do capital social de cada uma das companhias. Cada acionista da CCX podera, a seu exclusivo criterio, definir quais as Acoes Oferecidas pelo Controlador que pretende receber no ambito da relacao de troca entre as acoes da CCX objeto da OPA e as Acoes Oferecidas pelo Controlador. Na hipotese de haver, ate a data de liquidacao da OPA, uma demanda superior a 2% do capital de qualquer uma das companhias emissoras de Acoes Oferecidas pelo Controlador, devera ser procedido rateio proporcional, nos termos do edital…”.

Vale observar que as relações de troca, apesar de não estarem definidas nesse momento, devem considerar, possivelmente, os preços médios negociados em período recente das ações das companhias a serem permutadas pelas ações da CCXC3.

Dessa forma, quanto mais baixo for o preço de referência definido para a permuta, maior quantidade de ações das outras companhias o investidor da CCXC3 poderá obter na permuta. O que indica que os investidores minoritários da CCX se beneficiarão de uma queda nos preços dessas ações até que seja feito o cálculo do preço médio que será fixado na relação de troca.

Se o raciocínio estiver correto, o sr. Eike Batista parece ter “dado um tiro em seu próprio pé”, e no dos acionistas minoritários de suas companhias que serão objeto da permuta, ao conceder incentivo para a queda nos preços dessas outras ações, de seu próprio grupo EBX…

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: