Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 17/01/2013 às 12h29

17/01/2013

Selic

Conforme esperado, o Copom manteve a taxa Selic no patamar de 7,25% aa, não tendo dado margem para que haja grandes movimentos de preços no mercado devido a uma decisão inesperada. A novidade veio expressa no comunicado pós-reunião, onde o Copom reconheceu a trajetória de alta recente da inflação, e a recuperação da economia local abaixo do esperado:

“considerando o balanço de riscos para a inflação, que apresentou piora no curto prazo, a recuperação da atividade doméstica, menos intensa do que o esperado, e a complexidade que ainda envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta”.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

O comunicado emitido após a reunião do Copom repercutiu levemente nas taxas de juros negociadas nos DI’s curtos. Após o Banco Central ter reconhecido a trajetória de alta recente da inflação, o mercado não estressou as taxas de juros curtas, já que o BCB reafirmou sua intenção de manter as as condições monetárias estáveis por um período de tempo suficientemente prolongado. Por outro lado, estressou as de prazos mais longos, com destaque para as dos DI’s de janeiro/17 e janeiro/18, mais voláteis.

Na verdade o mercado já vinha desconfiado e vinha acumulando algum prêmio em relação a esses vencimentos de DI. Entretanto, os prêmios não foram suficientes para conter a incerteza e risco de posicionamento vendido nessas taxas de juros.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 12h29, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_17-01-13 curta 12h29

Curva de DI’s longos:

Curvas_17-01-13 longa 12h29

Taxas de Juros pós-fixadas

A NTN-B Principal de 15/05/2019 é negociada a 2,92% aa; estável, frente aos 2,89% aa de ontem.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã

TD_2013-01-17_1243

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: