Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 16/01/2013 às 12h37

16/01/2013

O índice IBC-Br de atividade do Banco Central, que representa uma prévia do comportamento do PIB do país, para novembro registrou alta de 0,40%, tendo mostrado estabilidade frente ao dado revisado apurado em outubro. Além disso, o índice veio bem acima da expectativa do mercado, que esperava algo na faixa de 0,10% a 0,15% de aumento.

O indicador mostra que nos últimos 12 meses encerrados em novembro houve aumento de 1,32% na atividade econômica. Se o aumento ocorrido em novembro for considerado na margem, o indicador projeta um aumento na atividade econômica de 4,8% para os próximos 12 meses.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros dos DI’s apresentaram alta ao longo de toda a extensão da curva spot de juros. O fato corrobora a perspectiva de aquecimento na atividade econômica local, dado o resultado registrado no IBC-Br de novembro. Além disso, a imprensa noticiou que a gasolina e o diesel devem sofrer aumentos de 7% e 5% respectivamente, a partir de fevereiro.

Caso seja confirmado o aumento, o IPCA deverá ser impactado, compensando, de alguma forma, a redução prevista nas tarifas de energia elétrica, vigentes a partir do mesmo período. Ou seja, a inflação continuará a trabalhar na banda superior do intervalo de 2 pontos percentuais ao redor da meta de inflação de 4,5% ao ano, estabelecida pelo governo.

O Copom deve manter a taxa Selic nos 7,25% aa, ao final da reunião de hoje. Vale observar se o Comitê dará alguma pista a respeito de sua atuação futura, pelo conteúdo do comunicado a ser feito após a reunião. Além disso, o conteúdo da ata da reunião poderá ser analisado pelo mercado a partir de quinta-feira da semana que vem.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 12h37, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_16-01-13 curta 12h37

Curva de DI’s longos:

Curvas_16-01-13 longa 12h37

Taxas de Juros pós-fixadas

A NTN-B Principal de 15/05/2019 é negociada a 2,91% aa, em ligeira alta, frente aos 2,89% aa de ontem.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã

TD_2013-01-16_1245

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: