Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 15/01/2013 às 11h43

15/01/2013

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros dos DI’s futuros apresentam leve alta nessa manhã, com destaque para os vencimentos mais longos. Conforme ressaltamos ontem em Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 14/01/2013 às 12h34,

“… Isso mostra que esse movimento de queda, ocorrido nos últimos dias, precisa de novos fatos/fundamentos para voltar a se intensificar. Isso pode vir a acontecer dependendo do resultado dos indicadores macroeconômicos programados para essa semana como, por exemplo, o índice IBC-Br do Banco Central para novembro e o GAGED de dezembro…”.

É normal que aconteça um pouco de volatilidade nas taxas de juros dos DI’s mais longos; que contêm, por sua natureza, mais incerteza e risco que os mais curtos.

Hoje se inicia a reunião do Copom para definição da taxa Selic, válida para o período que vai até 06/03/12, quando será definida nova taxa para o período subsequente. Não há qualquer chance de alteração no patamar de 7,25% aa.

Apesar de se esperar uma alta do PIB cada vez menor para 2013, conforme pode ser apurado semanalmente pelo relatório Focus, dados objetivos devem ser apurados ao longo do tempo para que se possa fazer projeções mais realistas do comportamento do PIB.

Se, de fato as perspectivas de menor crescimento econômico do que o esperado originalmente se confirmarem, pode haver chance de que o Banco Central venha a reduzir, ainda mais, a taxa Selic. Em caso contrário, tudo deve acontecer conforme o programado: taxas de juros estáveis por um período considerável de tempo.

Mas até lá, só se pode esperar volatilidade nas taxas de juros futuras.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h43, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_15-01-13 curta 11h43

Curva de DI’s longos:

Curvas_15-01-13 longa 11h43

Taxas de Juros pós-fixadas

Em face de que o Tesouro Direto não mais disponibiliza a NTN-B Principal de 15/05/15 para venda regular em seu site, passamos a acompanhar a taxa de juros negociada pela NTN-B Principal de 15/05/2019, bem mais longa que a anterior.

O papel é negociado a 2,89% aa, em ligeira alta, frente aos 2,88% aa de ontem.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã

TD_2013-01-15_1201

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
3 Comentários
  1. Complementando, segue o plano divulgado pelo Tesouro quando reduziu a oferta a 10 títulos. Indicou que a oferta de NTNBs seria para títulos com vencimento a partir de 5 anos:

    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2012/07/05/para-simplificar-aplicacao-tesouro-direto-reduz-numero-de-titulos.jhtm

    @mapatd

  2. Rosana permalink

    Por que o Tesouro tirou do site a NTNB princ 2015 para compra? Ainda faltam 2 anos para o vencimento desse título…

    • Olá Rosana,

      Obrigado pelo comentário.

      Acredito que o Tesouro queira alongar o perfil de sua dívida, deixando de vender a NTN-B Principal de 2015 e vendendo a de 2019. Além do que a taxa real negociada pelo título caiu muito (e deve cair mais) e guarda uma diferença a menor em relação à taxa do título de 2019. Mas, caso eu fosse aplicar hoje, aplicaria em NTN-B com vencimento em 2015 e não em 2019, apesar da taxa mais alta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: