Skip to content

Panorama de mercado – 09/01/2013 às 8h52

09/01/2013

… Recomenda-se cautela no pregão de hoje, pois há incertezas suficientes no cenário atual – tanto local, quanto internacional -, que podem “azedar” o sentimento do mercado. Atenção!“.

Mundo

Na Ásia, as bolsas de valores fecharam em divergência nessa madrugada, porém com viés positivo.

As principais bolsas da Europa negociam em leve alta às 8h24, beneficiando-se do resultado apresentado pela Alcoa no 4TRI/12, divulgado ontem após o fechamento do mercado norte-americano.

O mercado segue em compasso de espera para acompanhar as decisões sobre as taxas básicas de juros na zona do euro (reunião do Banco Central Europeu – BCE) e no Reino Unido (reunião do Banco da inglaterra – BoE) marcadas para amanhã.

O mercado começa a avaliar com receio, a possibilidade de que a economia da Alemanha possa continuar a servir como contraponto à fraqueza das economias do resto da Europa. O país começa a enfrentar problemas de competitividade e padece de reformas internas para conseguir se manter na situação de motor da economia europeia.

Os futuros de índices de ações sobem levemente nos EUA no mesmo instante, na expectativa de bons resultados esperados para a safra de balanços referente ao 4TRI/12, iniciada pelo resultado positivo da Alcoa.

Brasil

O índice Ibovespa experimentou forte realização de lucros ontem – ao registrar perda de 1,30%, aos 61.127 pontos -, acompanhando o movimento dos mercados internacionais. O principal driver para a queda foi a possibilidade da realização de racionamento de energia no país, devido ao baixo nível dos reservatórios.

Vale lembrar que a economia precisa de farta oferta de energia elétrica para realizar o crescimento econômico esperado pelo mercado em 2013, na faixa dos 3,5%.

Apesar das negativas do governo e da possibilidade de uso de termoelétricas para sanar o problema de energia – caso ocorra -, o mercado bateu forte nas companhias do setor elétrico, com destaque para as ações da Eletrobras. O mercado aguarda ansioso a reunião sobre o tema, liderada pela presidente Dilma nessa quarta-feira.

As blue-chips também contribuíram para a queda, com destaque para as ações da Petrobras, OGX entre outras.

Veja o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa, a seguir.

IBOV_diario_2013-01-09_0840

Como se pode observar, o Ibovespa testou o suporte dos 61.000 ontem, tendo fechado pouco acima desse patamar. Caso o mercado permaneça em queda, seu próximo suporte está situado nos 60.366 pontos e, depois, nos 59.624 pontos.

Por outro lado, se o mercado conseguir se recuperar, a próxima resistência para o índice à vista está nos 61.975 pontos e, a seguir, nos 62.473 pontos.

Recomenda-se cautela no pregão de hoje, pois há incertezas suficientes no cenário atual – tanto local, quanto internacional -, que podem “azedar” o sentimento do mercado. Atenção!

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: