Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 09/01/2013 às 10h02

09/01/2013

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros futuras voltaram a ter forte elevação no pregão de ontem. Destaque para as taxas dos DI’s longos, como de hábito. O mercado ficou estressado com a possibilidade de racionamento da energia elétrica e utilização das termoelétricas para suprir as necessidades da economia, caso seja necessário.

Devido ao custo mais alto de operação dessas usinas, frente ao custo regular das hidrelétricas, pode haver mais pressão na inflação, com menor ganho de preço em relação ao esperado devido à queda das tarifas a ser  implementada pelo governo a partir do início de 2013.

O mercado parece ter exagerado na dose, como sempre ocorre em momentos de incerteza. Vale lembrar que caso aconteça novamente um problema de racionamento de energia, a atividade econômica será a primeira a sentir o baque (negativo).

Dessa forma, o crescimento do PIB do país em 2013 teria probabilidade de ficar aquém do esperado novamente e, a pressão inflacionária diminuiria em decorrência de uma queda da demanda agregada. Além disso, haveria chance de o governo implementar novas quedas na taxa básica de juros para combater a anemia na economia em 2013.

Não há dúvida de que, ao se normalizar a situação, o Copom pode vir a implementar um ciclo de alta da taxa Selic, para controlar a inflação vis-à-vis o aquecimento da economia causado pelas novas quedas da taxa de juros básica, assim como pela possível aceleração do crescimento da economia mundial, a partir de 2013.

Todavia, não dá para exagerar na dose, conforme ressaltado em Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 08/01/2013 às 10h44:

“... Isso significa que deve-se tomar certo cuidado ao se posicionar na venda de taxa de juros para esses vencimentos. Pelo menos, enquanto guardarem um diferencial (em p.p.) relativamente pequeno em relação às taxas de juros dos DI’s mais curtos. Vale procurar estimar qual seria o “tamanho” do ajuste no caso de um possível ciclo de alta da Selic no futuro…“.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 10h02, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_09-01-13 curta 10h02

Curva de DI’s longos:

Curvas_09-01-13 longa 10h02

Taxas de Juros pós-fixadas

O Tesouro Direto negocia a NTN-B Principal de 15/05/15 a 1,79% aa – 1,83% aa; registrando leve alta frente ao patamar de 1,76% aa negociado durante a manhã de ontem.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2013-01-09_1007

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: