Skip to content

Panorama de mercado – 08/01/2013 às 9h13

08/01/2013

…Apesar do “choque de gestão” iniciado por Graça Foster no comando da companhia, a Petrobras é um verdadeiro mamute e se move como um paquiderme que tem vários esqueletos no armário…”.

Mundo

As bolsas de valores da Ásia fecharam, na sua maioria, em baixa. O mercado internacional espera o resultado dos indicadores macroeconômicos da China referentes a dezembro, que serão divulgados nos próximos dias.

As bolsas da Europa negociam em divergência (com leve viés negativo) às 8h37, devido aos resultados dos indicadores a serem divulgados (sentimento de negócios e vendas no varejo).

A taxa de desemprego da região do euro subiu a 11,8% em novembro ante 11,7% do mês anterior. Espera-se que a zona do euro experimente o terceiro trimestre consecutivo de retração, com a divulgação em breve do desempenho econômico da região no 4TRI/12.

As exportações na Alemanha apresentaram queda maior do que a esperada pelo mercado, tendo registrado retração de 3,4% em novembro frente o resultado de outubro.

A Espanha irá divulgar sua necessidade de financiamento para 2013, sendo que o país é apontado como a bola da vez para uma operação de resgate financeiro esse ano.

Nos EUA, os futuros de índices de ações indicam leves perdas às 8h37, em função da incerteza frente à abertura do período de resultados relativo ao 4TRi/12, com a divulgação dos resultados da Alcoa após o fechamento de mercado.

Além disso, persistem as discussões no congresso sobre o teto da dívida pública do país, assim como o tamanho do corte nos gastos públicos a ser definido daqui a 2 meses.

Conclusão: não se pode esperar muito da Europa, sendo que a economia dos EUA ainda mostra certa divergência em seu desempenho. Na Ásia, a economia da China parece dar suporte ao crescimento econômico mundial, devido à melhora recente em seus indicadores.

Ibovespa

A bolsa brasileira caminha com volatilidade nos últimos dias, reagindo tanto às notícias da economia internacional quanto às perspectivas de sua economia nesse contexto. Além disso, o mercado continua a reagir às consequências geradas pela interferência excessiva do governo na economia.

O Ibovespa registrou queda de 0,94% ontem, aos 61.932 pontos. O índice acompanhou o desempenho das bolsas dos EUA e da Europa. Destaque para a queda das ações das companhias elétricas, Petrobras e Vale.

Veja o gráfico candlestick diário do Ibovespa, a seguir.

IBOV_2013-01-08_0907

É possível que o Ibovespa venha a testar o seu próximo suporte, situado na faixa dos 61.430 pontos.

OGXP3

O desempenho de OGXP3, com alta de 1% no pregão de ontem, continuou destoando do desempenho de Petrobras. Alguns bancos começam a recomendar cautela com as ações da Petrobras e a recomendar as ações da OGX.

Apesar do “choque de gestão” iniciado por Graça Foster no comando da companhia, a Petrobras é um verdadeiro mamute e se move como um paquiderme que tem vários esqueletos no armário…

Já a OGX, muito criticada por analistas e machucada pelo mercado em 2012 parece que tem perspectivas mais favoráveis para seu desempenho em 2013. Apesar de não poder ser comparada à Petrobras – apesar de atuar no mesmo setor -, elas possuem características e perspectivas diferentes entre si, o que permite esperar desempenhos diferentes para elas. Ainda não me arriscaria a sugerir um long-short entre elas, pois a estratégia demanda estudo mais aprofundado. Mas…

Economia

Permanece a grande dúvida para o PIB da economia local em 2013: o desempenho do investimento privado. Será que os empresários irão investir recursos suficientes esse ano? Essa variável será determinante para produzir um crescimento econômico mais vigoroso do Brasil em 2013.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

 

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: