Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 04/01/2013 às 10h51

04/01/2013

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros dos DI’s negociados na BM&F repercutiram a mudança de cenário previsto para 2013, devido ao conteúdo da ata da última reunião do FOMC, realizada em 2012. Lá, nota-se que existe grande chance de que o programa de compra de ativos do FED seja “abortado” antes do final de 2013.

As taxas de juros dos treasuries reagiram para cima de imediato, assim como a cotação internacional do dólar que se valorizou frente às principais divisas.

No mercado local, essa perspectiva ascende uma luz amarela para a continuidade de uma política de relaxamento monetário e de queda na taxa de juros Selic, implementada pelo Banco Central nos últimos meses.

Caso o FED se decida por encerrar o programa mencionado, é porque a economia dos EUA se aqueceu, tendo diminuído a taxa de desemprego para a faixa dos 6,5% e/ou a perspectiva de inflação ultrapassou o teto estabelecido de 2,5% aa. Vale acompanhar a divulgação do relatório de emprego dos EUA referente a dezembro para avaliar a tendência  futura do emprego no país, revelada por ele.

Dessa forma, os EUA estariam abandonando a política monetária expansiva para entrar, em seguida, em um ciclo de aumento das taxas de juros, decorrente de uma política monetária mais restritiva. Atenção!

Por outro lado, a atividade econômica no Brasil, e/ou o patamar de inflação devem justificar uma mudança de postura do Banco Central local. A título de informação, a produção industrial no país voltou a cair em novembro, tendo registrado queda de 0,6% frente ao mês anterior – queda inferior ao esperado pelo mercado.

O resto do mundo deverá acompanhar esse movimento, mais cedo ou mais tarde. A Europa e o Japão, entretanto, podem se aproveitar desse movimento para desvalorizar suas moedas frente ao dólar e se beneficiar do crescimento advindo do aumento de exportações favorecido por uma moeda mais fraca.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 10h51, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_04-01-13 curta 10h51

Curva de DI’s longos:

Curvas_04-01-13 longa 10h51

Taxas de Juros pós-fixadas

O Tesouro Direto negocia a NTN-B Principal de 15/05/15 a 1,78% aa; registrando queda frente ao patamar de 1,86% aa negociado durante a manhã de ontem.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2013-01-04_1056

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: