Skip to content

Panorama de mercado – 20/12/2012 às 9h19

20/12/2012

As bolsas de valores da Ásia fecharam em divergência nessa madrugada, com o Japão realizando lucros após várias altas sucessivas. A bolsa de Tóquio aproveitou para realizar lucros após o banco central do do Japão ter decidido expandir o programa de compra de ativos dentro do esperado pelo mercado.

Na Europa, as bolsas negociam estáveis às 8h34, após terem experimentado alta moderada no pregão de ontem. Os mercados continuam apreensivos em relação ao desfecho das negociações relativas ao abismo fiscal nos EUA.

Nos EUA, as bolsas de NY sofreram forte baixa ontem, na esteira da discordância explícita entre as posições do presidente Obama e do representante da Câmara em relação às negociações sobre o abismo Fiscal.

Hoje, a agenda dos EUA traz muitos indicadores de destaque como, por exemplo, a estimativa final do PIB no país no 3TRI/12. Dessa forma, o mercado norte-americano deverá se guiar tanto por notícias sobre a negociação do governo sobre o abismo fiscal quanto pelo resultado dos indicadores a serem divulgados.

No Brasil, a BM&FBovespa fechou em alta no pregão de ontem, com o índice Ibovespa registrando desempenho positivo de +0,89%, aos 60.998. O destaque ficou para as ações da Petrobras com a notícia de que os preços dos combustíveis serão reajustados em 2013 e para os bancos, devido à queda registrada na inadimplência das pessoas físicas junto aos bancos, após meses de estabilidade em alto patamar.

Veja o gráfico candlestick diário do índice Ibosvespa, a seguir.

IBOV_diario_2012-12-20_0853

Como se pode observar, apesar da forte alta, o índice respeitou a resistência situada nos 61.000, conforme ressaltado ontem. A próxima resistência está na faixa dos 62.000 pontos e, a seguir, nos 62.473 pontos.

Por outro lado, se “o tiro sair pela culatra”, em decorrência do aparecimento de sério impasse nas negociações do abismo fiscal nos EUA, o primeiro suporte do Ibovespa está localizado na faixa dos 60.366 pontos e depois nos 59.624 pontos.

Ontem, duas notícias repercutiram forte no mercado: a confirmação do aumento da gasolina em 2013 (alguém duvidava de que ele aconteceria?!?) e o anúncio da continuidade das medidas de estímulo para a economia promovidas pelo governo com destaque para nova rodada de desoneração de impostos em vários setores da economia.

Quanto ao aumento de preços dos combustíveis, o ministro Mantega não foi claro em relação ao percentual de aumento nem a respeito da data de aplicação do reajuste. Sua justificativa era de isso poderia mexer com o mercado… Só rindo de mais essa piada do ministro.

Além disso, contribuiu para a alta das ações da Petrobras, a queda na cotação do dólar ontem, uma vez que dólar em alta significa lucro em baixa para a companhia.

A continuidade do movimento de alta da Bovespa é possível, a despeito do desempenho das bolsas de valores internacionais devido à existência de drivers próprios da economia local.

Além disso, o mercado foi contagiado pela perspectiva do “rali de final de ano”, e muitos investidores ajudam a bolsa a subir procurando “não perder o barco” da alta do mercado nesse final de ano. Entretanto, eu, no seu lugar, ficaria fora do mercado por enquanto…

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: