Skip to content

Panorama de mercado – 19/12/2012 às 8h40

19/12/2012

Mercados

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta na sua maioria, com destaque positivo novamente para a bolsa de Tóquio (+2,39%) devido à expectativa do anúncio de medidas de estímulo na reunião de política monetária do Banco Central do Japão.

Na Europa, as bolsas negociam em alta às 8h17, apoiadas no upgrade da nota de crédito da Grécia realizado pela Standard & Poors e na perspectiva de solução para o abismo fiscal dos EUA em 2013.

Os futuros de índices de ações estão em alta em NY às 8h17.

Conjuntura

A China volta a dar suporte ao mercado de commodities e a seus respectivos fornecedores como o Brasil, por exemplo.

Dado que a situação na Europa já não apresenta o risco Grécia e caminha para uma solução mais efetiva de sua crise fiscal/bancária no médio prazo, as atenções do mercado se voltam para os EUA que apresenta o principal risco do momento: o potencial abismo fiscal.

E lá, nos EUA, as negociações caminham à toda a velocidade, apesar de apresentarem idas e vindas em relação à novas propostas surgidas de cada parte envolvida na questão: governo e partido republicano. Entretanto, conforme já mencionado pelo blog, a chance é de que se chegue a uma solução de consenso; senão…

Nesse sentido, as bolsas de valores mundiais embarcam em um mini rali de final de ano, na expectativa de que 2013 seja um ano de consolidação da recuperação econômica nos EUA e nos países emergentes, já que na Europa ela deve demorar um pouco mais.

Brasil

O índice Ibovespa fechou em forte alta ontem (+1,50%), aos 60.460 pontos. A alta teve forte estímulo vindo do exterior, basicamente das bolsas de valores de NY, que registraram o segundo dia consecutivo de alta devido ao avanço nas negociações entre o governo e o partido republicano acerca de uma solução para o abismo fiscal do país.

Destaque para as ações ligadas às commodities (Petrobras e Vale) e a setores cíclicos da economia (Usiminas, CSN e Gerdau).

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa.

IBOV_diario_2012-12-19_0832

O Ibovespa conseguiu, finalmente, romper a resistência dos 59.624 pontos no pregão de ontem. E rompeu com vontade, indo testar o próximo ponto crítico de resistência situado na faixa dos 60.366 pontos. Caso consiga confirmar o rompimento desse patamar, seu próximo teste se dará nos 61.000 pontos.

Já se as negociações nos EUA a respeito do abismo fiscal apresentarem algum retrocesso, é possível que o Ibovespa venha a testar o suporte situado nos 59.624 pontos. O risco existe, e não pode ser descartado. Veja detalhes em:

http://www.reuters.com/article/2012/12/19/us-usa-fiscal-idUSBRE8A80WV20121219

Por isso atenção, porque nem tudo são flores e a volatilidade não morreu.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: