Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 18/12/2012 às 14h27

18/12/2012

Valorização do dólar

O Banco Central modificou as regras do compulsório sobre o valor das posições vendidas em descoberto para o dólar. Ele ampliou o valor original de US$ 1 milhão até o limite de US$ 3 milhões, sobre o qual passa a incidir o compulsório de 60%; de sorte que representa um benefício relativo para quem vende dólares. A partir daí passam a incidir os 60% de compulsório sobre a posição vendida em descoberto.

A medida faz parte de um repertório de medidas de caráter macro-prudencial utilizadas recentemente pelo Banco Central para conter a valorização da moeda. Indiretamente, ao tentar reduzir a valorização do dólar, o Banco Central acaba auxiliando na redução das taxas de juros futuras, tanto pelo efeito do cupom cambial, quanto pela perspectiva de menor pressão inflacionária no futuro decorrente da valorização do dólar.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros futuras reagiram levemente em decorrência da mudança do compulsório sobre as posições vendidas em dólares. As taxas dos DI’s curtos já estão no limite do possível, de acordo com a sinalização dada pelo Banco Central em relação à manutenção das condições monetárias por um período de tempo prolongado.

Ou seja, para que essas taxas de juros recuem ainda mais, o Banco Central tem que voltar a trás em sua indicação ou a inflação sofrer uma queda abrupta e inesperada. Acredito que nem um nem outro (ou ambos) irá acontecer – pelo menos por ora.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 14h27, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_18-12-12 curta 14h27

Curva de DI’s longos:

Curvas_18-12-12 longa 14h27

Taxas de Juros pós-fixadas

O Tesouro Direto negocia a NTN-B Principal de 15/05/15 a 1,72% aa; registrando leve alta frente ao 1,70% aa negociado durante a manhã de ontem.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2012-12-18_1436

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: