Skip to content

Panorama de mercado – 14/12/2012 às 9h15

14/12/2012

As bolsas de valores da Ásia fecharam em divergência nessa madrugada. O destaque positivo ficou para a bolsa de Xangai, na China, que subiu 4,32%. Os principais drivers para a alta foram os seguintes:

– a melhora  no resultado do índice PMI da indústria (calculado pelo HSBC) em novembro (50,9 pontos) frente ao resultado de outubro (50,8 pontos), levantando os ânimos a respeito da retomada do crescimento econômico no país;

– rumores de que instituições com suporte estatal estariam comprando ações em decorrência da melhora do índice PMI da indústria – quando isso acontecia aqui no Brasil, há muito anos atrás, dizia-se que havia “chapa-branca” no mercado.

Vale ressaltar que a bolsa de Xangai teve alta de cerca de 10% desde 03/12. Além disso, há especulação de que o governo irá flexibilizar a regulamentação que obriga alguns tipos de investidores qualificados estrangeiros a manterem a maior parte de seus investimentos em títulos de renda-fixa – e não ações.

A melhora do PMI da indústria chinesa repercutiu positivamente nas bolsas da Europa, assim como os avanços no estabelecimento de medidas prudenciais para os bancos europeus e a expectativa de sucesso nas conversações para a resolução do problema do abismo fiscal nos EUA. Entretanto o índice PMI do continente em novembro desapontou o mercado e conteve o otimismo. As bolsas locais negociam em divergência às 8h49.

A definição do Banco Central Europeu (BCE) como supervisor bancário para cerca de 200 bancos na Europa foi comemorada pelos políticos locais como o primeiro passo firme na direção da efetivação da união bancária no continente. Essa medida visa a “blindar” as economias regionais dos riscos financeiros dos bancos; fato que foi um dos grandes potencializadores da crise da dívida soberana europeia.

A Grécia conseguiu fechar a recompra de seus títulos soberanos com deságio próximo a 66% do valor de face, o que a habilitou para receber os recursos congelados (E$ 34 bi) desde junho passado. Além disso, foi programado o recebimento de cerca de E$ 54 bi no total para os próximos meses, despendendo do desempenho das medidas de restrição fiscal empregadas pelo país.

Portanto, a Grécia sai do radar de risco dos mercados – pelo menos por ora.

Analistas políticos apontam a Itália como o próximo potencial risco para a Europa. Com a eleição de novo governo na Itália em 2013, após a renúncia de Mario Monti, há possibilidade de que o novo governo (Berlusconi?) venha a revogar as medidas de contenção fiscal implantadas no governo anterior.

Nos EUA, continuam as discussões entre o governo e o representante da Câmara acerca de uma solução para o abismo fiscal. Ontem, declarações pouco favoráveis do porta-voz da Cãmara repercutiram negativamente sobre os mercados mundiais. Os futuros de índices de ações em NY registram alta moderada às 8h49.

No Brasil, o Ibovespa teve mais um dia de queda, tendo registrado baixa de 0,26%, aos 59.316 pontos. Sem drivers próprios, a não ser o vencimento de contratos de opções sobre ações na segunda-feira, o mercado tende a focar os mercados internacionais.

Veja o gráfico candlestick do índice Ibovespa diário a seguir.

IBOV_diário_2012-12-14_0902

Conforme pode ser observado, o índice não obteve sucesso em romper a resistência situada nos 59.624 pontos – apesar de tê-la testado ao longo do pregão. A melhora do índice PMI da indústria para novembro na China pode vir a impulsionar as blue-chips locais (Petrobras, Vale e outras ligadas às commodities), na medida em que “assegura” continuidade na demanda de seus produtos por parte da China.

Além disso, o cenário de melhora na crise da dívida soberana europeia também pode contribuir para a melhora do índice Ibovespa. O que pode barrar essa alta seria a manutenção da incerteza quanto ao desfecho das negociações políticas nos EUA para solucionar o abismo fiscal do país, marcado para ocorrer no início de 2013.

Dessa forma, há chance de que o Ibovespa venha a romper essa resistência hoje. Em caso positivo, o índice pode vir a testar os 60.366 pontos. Em caso contrário, pode vir a se situar em algum ponto entre os limites de 59.624 pontos e 58.446 pontos.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: