Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 12/12/2012 às 11h08

12/12/2012

Se for considerada a projeção de inflação medida pelo IPC-A em relação à projeção de inflação pelo IGP-M, se perceberá que o mercado espera para 2013 inflação maior no IPC-A do que no IGP-M. Ou seja, ao mesmo patamar de juros reais, as NTNB’s deverão auferir maior rentabilidade que as NTN-C’s em 2013. Atenção!!!“.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

O mercado fechou o pregão de ontem com nova e forte alta nas taxas de juros futuras, com destaque para os DI’s de vencimentos longos.

Hoje, o mercado resolveu dar um sossego, ao refluir um pouco a alta de ontem; com destaque, novamente, para os DI’s longos. É a velha história da sanfona, sobe hoje, cai amanhã; e assim vai…

A questão objetiva é uma só: não há como prever qual será a taxa de juros para um período tão longo quanto tem o DI’ com vencimento em janeiro/21. Dessa forma, o mercado fica serpenteando para cima e para baixo conforme o humor e as notícias do dia.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h08, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_12-12-12 curta 11h08

Curva de DI’s longos:

Curvas_12-12-12 longa 11h08

Taxas de Juros pós-fixadas

O Tesouro Direto negocia a NTN-B Principal de 15/05/15 a 1,80% aa – 1,84% aa; registrando leve alta frente ao 1,75% aa negociado durante a manhã de ontem. De novo, após fechar extremamente a taxa de juros do título, o mercado volta a aumentá-la para, em breve, voltar a fechá-la.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2012-12-12_1116Vale observar que o Tesouro Direto voltou a negociar (vender), depois de muito tempo, títulos indexados ao IGP-M da FGV. São as NTN-C’s, com vencimentos que vão de 2017 a 2031. Cuidado!!!

Se for considerada a projeção de inflação medida pelo IPC-A em relação à projeção de inflação pelo IGP-M, se perceberá que o mercado espera para 2013 inflação maior no IPC-A do que no IGP-M. Ou seja, ao mesmo patamar de juros reais, as NTNB’s deverão auferir maior rentabilidade que as NTN-C’s em 2013. Atenção!!!

Para detalhes sobre as projeções do mercado, acesse o relatório Focus divulgado na segunda-feira.

http://www4.bcb.gov.br/pec/GCI/PORT/readout/R20121207.pdf

É sintomático ver o Tesouro vendendo esses títulos nesse momento. Certamente imaginam que poderão ter custo inferior ao vender esses títulos do que os indexados ao IPC-A.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

 

 

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: