Skip to content

Panorama de mercado – 10/12/2012 às 9h00

10/12/2012

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta na sua maioria, com destaque positivo para a bolsa de Xangai, na China (+1,07%). O aumento do emprego (não agrícola) nos EUA em novembro divulgado na sexta-feira, também influenciou positivamente as bolsas da região nessa madrugada.

A China divulgou nos últimos dias alguns indicadores macroeconômicos relativos à novembro, os quais deram sustentação à bolsa de Xangai. A produção industrial (+10,1%) e as vendas no varejo (+14,9%) registraram aumentos acima do esperado em base anual.

Entretanto, o resultado medido em base anual para a balança comercial mostrou crescimento muito abaixo do esperado para as exportações (+2,9%), com importações (0%) estáveis. O fraco resultado surpreendeu os analistas, tendo repercutido no desempenho das bolsas de valores da Europa, que registram queda moderada às 9h00.

Na Europa, as bolsas também fraquejam pela decisão do primeiro ministro italiano, Mario Monti, de renunciar em breve, devido à perda de apoio parlamentar no congresso do país. Além disso, a Grécia foi “obrigada” a estender para hoje o término da recompra dos títulos soberanos de sua dívida, com vistas a atingir o mínimo necessário para receber a parcela de recursos acordada anteriormente do plano de seu resgate financeiro, que foi congelada pela Toika em junho.

Os futuros de índices de ações em NY apresentam baixa moderada, repercutindo o aumento da aversão ao risco na Europa às 9h00. Os mercados dos EUA estão à espera de notícias acerca do encontro para a discussão de uma solução para o “abismo fiscal”, que o presidente Obama tem agendado para hoje à tarde com o representante da Câmara do país, onde o partido republicano tem maioria.

O Ibovespa conseguiu registrar forte alta (+1,44%; 58.487 pontos) na sexta-feira. O relatório de emprego dos EUA referente a novembro forneceu o suporte para que os principais papéis do índice subissem forte: PETR4 (+2,03%); OGXP3 (+1,83%); VALE5 (+0,83%). Além disso, o pregão mostrou alta para o setor siderúrgico e imobiliário, na esteira do pacote de “bondades” do governo para o setor de construção. Vale lembrar que o mercado opera tendo em vista a perspectiva de aumento pelo governo do valor limite a ser financiado com o FGTS para a compra de imóveis.

Em termos gráficos, o índice Ibovespa mostrou força na sexta-feira ao testar a resistência dos 58.500 pontos, tendo fechado pouco abaixo do patamar. Conforme alertamos naquele momento, o índice não podia perder o suporte dos 57.665 pontos para permanecer dentro do canal de alta de curto prazo, conforme pode ser visto no gráfico candlestick diário do Ibovespa a seguir.

IBOV_diario_2012-12-10_0855

Para continuidade da alta, o Ibovespa precisa superar, nesse momento, a resistência situada nos 59.300 pontos e, a seguir, nos 59.624 pontos que se constitui como um ponto crítico mais forte a ser superado.

Entretanto, fica difícil pensar em continuidade da alta dentro de um cenário de aumento da aversão ao risco no exterior e de incerteza quanto à solução para o abismo fiscal dos EUA. Deve-se acompanhar, de perto, as notícias sobre essas questões ao longo do pregão e dos próximos dias. Mas o viés para o Ibovespa é positivo.

Vale lembrar que a China, grande consumidor das commodities brasileiras apresentou sinais divergentes nos indicadores macroeconômicos de novembro, com destaque negativo para o desempenho da balança comercial no período. Apesar do resultado indicar a fraqueza corrente da economia mundial, que afeta negativamente suas exportações, o crescimento econômico chinês possui drivers internos muito expressivos como, por exemplo, a necessidade da continuidade da urbanização do país no futuro, conforme apontada pelo novo líder do governo do país.

Nesse sentido, espera-se que o patamar de crescimento econômico do país venha a permanecer “elevado” a despeito da fraqueza da economia mundial como um todo.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: