Skip to content

Panorama de mercado – 07/12/2012 às 9h25

07/12/2012

Mercados

As bolsas de valores da Ásia fecharam em divergência nessa madrugada, com destaque positivo para a bolsa de Xangai (+1,60%), que reage às declarações de seu novo líder a respeito da continuidade da “urbanização” do país.

Espera-se que os indicadores macroeconômicos de novembro, a serem divulgados nos próximos dias, mostrem a recuperação das taxas de crescimento da economia da China. Vale lembrar que no final de semana serão divulgadas a produção industrial e as vendas no varejo para novembro no país.

Na Europa, as bolsas negociam em leve queda às 9h26. Ontem, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) mostrou desânimo em relação ao desempenho da economia da zona do euro para esse ano e o próximo. Hoje, foi a vez do banco central da Alemanha (Bundesbank), que cortou as projeções de crescimento econômico do país, tanto para 2012 (+0,70%), quanto para 2013 (+0,40%).

A Grécia fecha hoje a recompra dos títulos soberanos de sua dívida. O sucesso na operação é condição para que receba da troika os recursos (E$ 34 bi) congelados desde junho, referentes ao acordo de resgate financeiro do país. Em caso de não obter o sucesso esperado, o país deverá voltar ao centro das discussões e deverá funcionar como o principal driver da aversão ao risco dos mercados.

Nos EUA, os futuros de índices de ações caem levemente às 9h26. O mercado aguarda a divulgação do relatório de emprego do país referente a novembro, o qual deve mostrar estabilidade na taxa de desemprego (7,9%) e ganho menor na contratação de mão de obra (+ 93 k) não agrícola no período frente ao resultado de outubro (+171 k). A questão do “abismo fiscal” ainda não tem solução definida e representa um fator de risco importante para o mercado até o final do ano.

Brasil

A Bovespa fehou estável ontem, com o índice Ibovespa registrando perda de 0,04%, aos 57.656 pontos. Os componentes do índice fecharam em sentidos divergentes, com os papéis ligados às commodities apresentando nova baixa, compensada pela alta de outros setores, como algumas ações do setor elétrico e de construção/incorporação.

O movimento segue a lógica explicitada no Panorama de mercado – 05/12/2012 às 8h41:

O desempenho do índice Ibovespa fica condicionado aos desígnios dos investidores estrangeiros que são hiper-sensíveis ao que acontece nos EUA e/ou Europa. Nesse sentido, os papéis/setores que possuem maior liquidez estão, normalmente, mais correlacionados com o desempenho dos mercados internacionais e tendem a acompanhar a sua direção.”

Apesar da aparente fraqueza dos mercados, e da Bovespa em particular, é possível que o índice Ibovespa retome a alta até o final do ano. Conforme ressaltado ontem, o índice “teima” em permanecer acima dos 57.500 pontos nos últimos dias, patamar que se mostra como um forte suporte no curtíssimo prazo.Veja o gráfico candlestick diário do Ibovespa, a seguir.

IBOV_diario_2012-12-07_0911

Como se pode observar, após o Ibovespa ter rompido (para cima) a linha de tendência de baixa (LTB) de curto prazo assinalada no gráfico, iniciou um movimento lateral, que pode ser caracterizado por “falta de momentum”, já que os mercados internacionais estão à deriva em decorrência dos fatores de risco já conhecidos: abismo fiscal nos EUA, Grécia, crescimento econômico mundial etc.

Além disso, o índice se mostra limitado entre dois extremos nesse período: 56.850 pontos e 58.500 pontos; de sorte que para haver chance de alterações mais expressivas do Ibovespa seria necessário que rompesse um desses extremos.

Perspectiva

Por outro lado, nota-se que ele está testando o suporte de um “mini canal de alta” formado nos últimos dias, como assinalado no gráfico. Portanto, para que permaneça na trajetória de alta, não pode perder esse suporte (57.665 pontos) e, para empreender um movimento mais consistente de alta, deve romper a resistência dos 58.500 pontos.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: