Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 06/12/2012 às 14h04

06/12/2012

Mercado Futuro de Taxas de Juros

Se ontem as taxas de juros “despencaram”, conforme ressaltamos no Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 05/12/2012 às 13h49, hoje elas “derreteram”!!! Não há melhor expressão que traduza o movimento das taxas de juros futuras nesses dois últimos dias.

Dois drivers contribuíram para a nova queda:

– a fraqueza apresentada pelo dólar pronto, cujo último negócio foi a R$ 2,0825 (-0,73%) até esse momento. O governo vem se utilizando de todos os expedientes para conter sua valorização recente e, afinal, “dobrou” o mercado – por ora…

– a divulgação do conteúdo da ata relativa à última reunião do Copom, com destaque para os seguintes pontos:

26. Em resumo, o Copom avalia que o cenário prospectivo para a inflação apresenta sinais favoráveis e reafirma sua visão de que a inflação acumulada em doze meses tende a se deslocar na direção da trajetória de metas, ainda que de forma não linear;

31. O Copom também pondera que têm contribuído para a redução das taxas de juros domésticas, inclusive da taxa neutra, o aumento na oferta de poupança externa e a redução no seu custo de captação, as quais, na avaliação do Comitê, em grande parte, são desenvolvimentos de caráter permanente;

32. Diante do exposto, considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear.

Para maiores detalhes a respeito da ata, acesse: http://www.bcb.gov.br/?COPOM171

O Banco Central sinalizou ao mercado que pretende manter sua política de taxas de juros estáveis por tempo prolongado. Entretanto, já correm pelo mercado comentários de que se o PIB local não levantar voo rapidamente, é provável que aconteçam novas reduções da Selic.

Dessa forma, as taxas futuras se ajustaram (para baixo) dentro da nova perspectiva traçada pela atuação do Banco Central, seja por intermédio de sua política cambial, seja pela sua política de taxas de juros (monetária).

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 14h04, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_6-12-12 curta 14h04

Curva de DI’s longos:

Curvas_6-12-12 longa 14h04

Taxas de Juros pós-fixadas

O site do Tesouro Direto mostra a NTN-B Principal de 15/05/2015 cotada com rendimento de 1,79% aa, apresentando queda frente aos 1,83% aa negociados ontem.

Vale observar que a forte redução das taxas de juros nominais para 2014 continuam a proporcionar, juntamente com a queda da cotação do dólar, a redução das taxas de juros reais indexadas ao IPCA – com destaque para os títulos com vencimento em 2015 e 2016.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2012-12-06_1414

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: