Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 05/12/2012 às 13h49

05/12/2012

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros futuras “despencaram” no pregão de ontem. Houve queda em toda a extensão da curva spot de juros, mas a maior redução se deu em relação aos DI’s com vencimento no segundo semestre de 2014.

O mercado aposta na redução dos prêmios desses vencimentos de DI – vide as taxas de juros a termo – frente às taxas negociadas para hoje.Vale lembrar que se o Banco Central reduzir a taxa Selic em 2013 devido à fraqueza do PIB e/ou menor pressão inflacionária, os prêmios ficariam maiores ainda.

Entretanto, conforme já ressaltamos, existe o risco de que uma eventual alta da taxa Selic se dê a partir de 2014, no caso de uma recuperação da economia e/ou maior pressão inflacionária em 2013; o que impactaria diretamente os vencimentos em destaque.

Ou seja, o mercado trabalha com hipótese de novas reduções para a Selic em 2013 pois, em caso contrário, não estaria vendendo as taxas de juros futuras para 2014 e sim para 2015 e adiante.

Dólar

O governo procura minimizar a valorização do dólar no mercado local, utilizando para isso todo o seu repertório: venda de swaps tradicionais, recompra dos swaps reversos, leilões de venda de dólares no mercado à vista, medidas regulatórias etc. Caso o dólar continue a se valorizar, a inflação tenderá a aumentar, pois há muitos preços locais que estão indexados ao dólar.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 13h49, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curvas_5-12-12 curta 13h49

Curva de DI’s longos:

Curvas_5-12-12 longa 13h49

Taxas de Juros pós-fixadas

O site do Tesouro Direto mostra a NTN-B Principal de 15/05/2015 cotada com rendimento de 1,83% aa – 1,87% aa, apresentando forte queda frente aos 2,01% aa negociados ontem.

Vale observar que a forte redução das taxas de juros nominais para 2014 proporcionaram, juntamente com a manutenção da cotação do dólar, a redução das taxas de juros reais indexadas ao IPCA.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

TD_2012-12-05_1408

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: