Skip to content

Panorama de mercado – 04/12/2012 às 9h07

04/12/2012

“Tudo indica que a bolsa se prepara para o rali de alta de final de ano. Vários componentes para a sua realização se encontram presentes, apesar das incertezas vindas do cenário internacional com Grécia e EUA no radar…”

Mercados

As bolsas de valores da Ásia caíram em sua maioria, com exceção das bolsas da China, que apresentaram alguma recuperação das quedas recentes. Vale lembrar que as bolsas de valores da China vêm experimentando forte desvalorização nos últimos meses.

O PMI da indústria dos EUA para novembro trouxe alguma preocupação aos mercados e contribuiu para a queda moderada da bolsa do Japão ontem.

Na Europa, as bolsas sobem levemente às 9h07, estimuladas pelo esperado sucesso no leilão de recompra dos bônus soberanos da Grécia. Hoje, o ECOFIN se reúne para discutir a criação do mecanismo de supervisão bancária única na zona do euro. Os futuros de índices de ações em NY negociam em leve alta no mesmo instante.

Conjuntura

A agenda do dia não possui indicadores de relevância, a não ser pela decisão de política monetária no Canadá e pela divulgação do PIB da Austrália relativo ao 3TRI/12.

A Grécia já deu início ao leilão de compra de seus bônus soberanos com desconto (algo em torno de 67% do valor de face) para um volume estimado de E$ 62 bi. O sucesso da recompra dos bônus é fundamental para viabilizar a redução da dívida do país e seria uma das condições para a liberação dos E$ 34 bi de ajuda – a ser decidida em reunião dos ministros de finanças da zona do euro em 13/12 -, “congelados” desde junho/12.

O sentimento do mercado, apesar da volatilidade das bolsas de valores, é de que se chegue a um acordo nos EUA, com relação aos cortes de gastos e aumentos de impostos (abismo fiscal) programados para ocorrer a partir de janeiro/13. Já existem “propostas”, formuladas por cada um dos partidos (democrata e republicano), a serem negociadas.

Brasil

O Ibovespa conseguiu manter o otimismo ontem e registrou forte alta: +1,27%, aos 58.202 pontos. O desempenho do índice foi ajudado pelas ações da Petrobras, que subiram com força (PETR4: +1,82%; R$ 19,00). Além disso, as fabricantes (e exportadoras) de celulose foram beneficiadas pela divulgação de aumento de preços de celulose pela Cia. Suzano, que também têm se beneficiado de um dólar mais valorizado.

As construturas e incorporadoras tiveram forte alta devido à possibilidade de que a taxa de juros básica (Selic) do Brasil não suba em 2013 – ou até venha a recuar se o crescimento econômico do país fraquejar -, e as siderúrgicas, ainda muito desvalorizadas, apresentaram alta também.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa com seus respectivos pontos críticos (suporte e resistência) assinalados.

IBOV_diario_2012-12-04_0844

Nota-se que o Ibovespa confirmou o rompimento da linha de tendência de baixa (LTB) de curtíssimo prazo no pregão de ontem. Isso deixa o caminho aberto para novas valorizações. A primeira resistência está situada na faixa dos 58.500 pontos. Caso rompa esse patamar, pode vir a testar o nível dos 59.600 pontos.

Tudo indica que a bolsa se prepara para o rali de alta de final de ano. Vários componentes para a sua realização se encontram presentes, apesar das incertezas vindas do cenário internacional com Grécia e EUA no radar:

– o dólar está em rota de valorização, o que beneficia a todas as exportadoras locais;

– a taxa Selic está em nível histórico de baixa, com chance de cair ainda mais se o desempenho do PIB local continuar desapontando o governo;

– várias companhias, mormente nos setores cíclicos da economia, se encontram muito desvalorizadas;

– a China parece retomar o crescimento, com indicadores favoráveis de atividade industrial;

– possibilidade da ocorrência de boas notícias, caso a Grécia consiga receber a ajuda financeira atrasada e o governo dos EUA resolva o seu problema fiscal, com acordo político entre os partidos republicano e democrata.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: