Skip to content

Estudo Setorial – Materiais Básicos – 03/12/12 às 12h25

03/12/2012

Acaba de ser elaborado novo estudo setorial, agora com ênfase no setor de materiais básicos. Ele tem como foco, as ações de mineradoras (VALE5 e MMXM3) e de siderúrgicas (USIM5, GGBR4 e CSNA3 ). Dessa forma, o blog InvestCerto passa a cobrir os setores de varejo (roupas e acessórios); bancário, imobiliário e de materiais básicos.

Metodologia e objetivos do estudo

Vale lembrar que a metodologia utilizada pelos estudos setorias implica em estabelecer uma comparação entre as ações do setor escolhido tendo como base duas variáveis: o retorno esperado de mercado tomando-se como base o índice IMAT (de materiais básicos – calculado pela BM&FBovespa) e o retorno projetado com base em uma média de preços-alvos para as companhias do setor.

A comparação entre essas duas variáveis permite perceber qual a situação da ação frente aos retornos estabelecidos (mercado e projetados), de forma a determinar se o seu preço atual está barato ou caro em relação ao risco e retorno calculados para elas.

Além disso, por meio da comparação desses dois tipos de retorno, também é possível determinar qual a situação relativa de cada uma das ações frente aos seus pares; de forma a estabelecer qual delas está mais barata ou mais cara relativamente às outras.

Dessa forma, pode-se utilizar da comparação para perceber quais as ações que possuem a maior perspectiva de retorno relativo, dentro da dimensão de retorno-risco abordada.

Retornos Comparativos

Pode-se ver abaixo o gráfico de Retornos Comparativos, que mostra quais ações estão “caras” e quais ações estão “baratas” frente ao retorno esperado de mercado – dados os vários betas calculados para elas. Note que as ações posicionadas acima da “linha azul” estão “baratas” e as abaixo da linha, “caras”.

Retornos comparativos x Betas

Nota-se que a inclinação da “reta azul” do gráfico é negativa. Isso decorre do fato de o índice IMAT – utilizado como proxy para o setor – ter apresentado desempenho inferior ao da taxa de juros livre de risco da economia (Selic) ao longo dos últimos 18 meses; fazendo com que o setor opere com “prêmio de risco” negativo e, consequentemente, retorno esperado de mercado também negativo.

Já por meio do gráfico de Retornos Comparativos, encontrado  logo abaixo, é possível identificar e avaliar a diferença em p.p. de retorno existente para cada uma das ações estudadas no setor de materiais básicos. Essa diferença (delta p.p.) será encontrada na Tabela-Resumo do estudo a seguir.

Retornos comparativos x ações

Por fim, para concluir a análise, pode-se ver uma tabela resumo com as principais características obtidas por meio do estudo.

Tabela Resumo Retornos comparativos x ações

Percebe-se pela tabela que todas as ações do setor são categorizadas como sendo “baratas” frente ao retorno esperado de mercado. Vale observar que houve forte valorização nos preços da maioria das ações no último trimestre e, mesmo assim, o mercado ainda projeta ganhos nos preços-alvos para algumas dessas ações.

Dessa forma, elas guardam retorno expressivo quando tomados os seus preços-alvos ante os retornos esperados de mercado.

Para se ordenar as ações pela sua perspectiva de retorno deve-se tomar a coluna “Delta p.p.” da tabela, de forma que quanto mais negativo for esse “delta”, maior é a perspectiva de retorno relativo para a ação, se comparada com seus pares do setor.

Vale lembrar que para estabelecer essas comparações, o estudo considera tanto as características sistemáticas (risco de mercado) das ações, quanto suas características específicas (risco específico); na medida em que se utilizam tanto os betas das ações em relação ao IMAT, quanto uma média dos preços-alvos estabelecidos por várias instituições do mercado para as ações do setor de materiais básicos.

Assim, pode-se apontar CSNA3 como a ação que possui o maior potencial de valorização relativa, enquanto que pode-se apontar USIM5 como a que possui o menor potencial.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: