Skip to content

Panorama de mercado – 29/11/2012 às 8h45

29/11/2012

Mercados

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nessa madrugada, com exceção da bolsa de Xangai. A alta foi estimulada por sinais de que as negociações políticas a respeito do “abismo fiscal” nos EUA caminham para uma solução.

As bolsas da Europa se aproximam de 1% de alta às 8h31. O motivo continua sendo a expectativa positiva em relação ao desfecho das negociações políticas a respeito do “abismo fiscal” nos EUA.

Nos EUA, os futuros de índices de ações apontam alta de cerca de 0,50% no mesmo instante, baseados no sucesso das negociações para solucionar o abismo fiscal do país. Hoje será divulgada a segunda preliminar do desempenho do PIB do país no 3TRTI/12. Espera-se que apresente crescimento superior (2,8% ao ano) à estimativa anterior (2% ao ano).

Conjuntura

Considerando-se que o problema do abismo fiscal seja bem encaminhado, resta ao mercado aguardar os próximos dias, quando serão divulgados importantes indicadores para a economia chinesa e dos EUA referentes a novembro, para se posicionar quanto às perspectivas de retomada mais vigorosa do crescimento econômico  nesses países.

Brasil

O índice Ibovespa acabou fechando em alta ontem (+0,52%; 56.539 pontos), em sintonia com as bolsas de NY.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa com seus respectivos pontos críticos (suporte e resistência) assinalados. Conforme se pode observar, o índice negocia exatamente no “meio” do canal de baixa traçado pelo gráfico, tendo uma oscilação potencial de cerca de 1.000 pontos para cima ou para baixo para atingir os limites definidos pelas retas do canal de baixa.

Isso indica que ele pode se movimentar com volatilidade sem, no entanto, mudar sua tendência de baixa de curto prazo.

PETR4 fechou em alta moderada (+0,76%; R$ 18,65). Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário da ação com seus respectivos pontos críticos (suporte e resistência) assinalados.

Já OGXP3 voltou a cair (-0,68%; R$ 4,41), mas com menor intensidade que nos últimos dias. Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário da ação com seus respectivos pontos críticos (suporte e resistência) assinalados.

O Banco Central manteve a taxa Selic no patamar de 7,25% aa, conforme era esperado. A decisão não deve trazer consequências para os mercados.

Perspectivas

O Ibovespa deve continuar a seguir as bolsas internacionais, até que exista um driver local para fazê-lo descolar do exterior; coisa que parece não estar na agenda nesse momento.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: