Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 29/11/2012 às 11h07

29/11/2012

Copom

O Banco Central manteve a taxa de jursos Selic em 7,25% aa, encerrando, assim, o ciclo de redução que durou mais de ano. O comunicado pos-reunião foi uma cópia do anterior:

O Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 7,25% a.a., sem viés.

Considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear.

Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini, Presidente, Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques. ” .

Mudança de taxa Selic

As perspectivas para uma nova alteração da Selic dividem o mercado, com apostas tanto na manutenção dos 7,25% aa durante todo o ano de 2013, quanto em aumento da Selic já no segundo semestre do ano que vem.

Vale observar que o mercado futuro de taxas de juros (DI) indica aumento da Selic no final de 2012, quando a taxa a termo para o período compreendido entre 1/10/13 e 1/01/14 é negociada a 7,76% aa. Se adicionarmos 0,11 p.p. a ela, teremos uma Selic na última reunião do Copom em 2013 (26 e 27/11/13) na faixa dos 7,87% aa – patamar que configura uma elevação da ordem de 0,62 p.p. em relação à taxa Selic de 7,25% aa vigente atualmente.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros dos DI’s tiveram elevação em todos os vencimentos da curva de juros futuros, com destaque para os DI’s de prazos mais longos. Isso acontece independentemente do IGPM de novembro ter registrado deflação de 0,03% , conforme divulgado hoje cedo. Entretanto, a cotação do dólar pronto está em R$ 2,1005 (+0,73%), o que pode justificar a alta nas taxas futuras.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h07, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

O site do Tesouro Direto mostra a NTN-B Principal de 15/05/2015 cotada com rendimento de 2,20% aa, apresentando estabilidade frente aos 2,21% aa negociados ontem.

Vale observar que a perspectiva de inflação para 2013 (e adiante) representa um risco para as aplicações prefixadas  no atual patamar; e resta ver se o Banco Central irá ajustar a taxa Selic (prefixada) em tempo para que acompanhe o patamar de rentabilidade oferecido pelos títulos pós-fixados (indexados ao IPCA).

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: