Skip to content

Panorama de mercado – 28/11/2012 às 9h05

28/11/2012

Mercados 

A maioria das bolsas de valores da Ásia fechou em baixa nessa madrugada. Os destaques de baixa foram a bolsa do Japão (-1,22%; Nikkei) e da China (-0,89%; Xangai). No Japão, o destaque de queda foi o setor de exportação, devido ao aumento no valor do iene e também devido ao aumento da aversão ao risco pela indefinição relativa à ocorrência do abismo fiscal nos EUA. Na China, os destaques de queda foram os setores de materiais básicos e de incorporadoras devido ao estreitamento da liquidez no mercado monetário e ao receio de aumento de impostos no setor imobiliário.

As bolsas da Europa operam em queda moderada às 9h00, refluindo da alta da véspera motivada pela solução (que se mostrará temporária) encontrada para a situação da Grécia. Nos EUA, os índices futuros negociam em leve baixa no mesmo instante.

Conjuntura

O principal driver para o desempenho das bolsas internacionais é a questão do abismo fiscal nos EUA. Ele representa o principal risco considerado pelos mercados nesse momento. As negociações políticas se arrastam e o avanço conseguido pelo presidente Obama é mínimo até esse momento. Vale lembrar que se não se chegar a um acordo político sobre a questão, os EUA embarcarão em nova recessão e levarão o resto do mundo com eles.

Além disso, o próprio FED começa a mostrar divergência entre os membros votantes do FOMC em relação à continuidade ou não dos estímulos monetários concedidos por ele – taxa de juros próxima a zero, quantitative easing etc.

Também não existem muitas esperanças quanto a uma retomada do crescimento econômico mundial no curto prazo, dada a frágil situação da Europa. Talvez a China, pudesse vir a contribuir com alguma melhora, após vários trimestres de redução na taxa de crescimento econômico do país. Essa possibilidade pode vir a ser reforçada pelo desempenho do índice PMI da indústria referente a novembro, a ser divulgado em 1/12.

Brasil

O índice Ibovespa voltou a fechar no negativo (-0,86%; 56.248) ontem. As ações da Petrobras e da OGX voltaram a figurar como destaques de queda: PETR4 (-1,65%; R$ 18,51) e OGXP3 (-3,69; R$ 4,44). Vale lembrar o estudo OGX Petróleo: quem tudo quer nada tem – 27/11/12 às 14h25 publicado ontem pelo blog, onde fica claro porque as ações da OGX experimentaram as fortes quedas recentes.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa.

Pode-se observar que o Ibovespa vem caminhando dentro de um canal de baixa de curto prazo, e que pode continuar experimentando perdas até atingir a linha de suporte do canal, que irá coincidir com o patamar fixado na faixa dos 54.530 pontos, antes de voltar a se recuperar. Um bom teste para tal será o eventual rompimento do suporte situado nos 55.519 pontos.

Perspectivas

As perspectivas para a bolsa brasileira parecem incertas nesse momento. O quadro internacional continua a apresentar riscos importantes que condicionam o desempenho dos setores cíclicos da bolsa (petrolífero, minerador, exportadoras de commodities em geral).

Já nos setores que não são cíclicos, há riscos referentes à interferência do governo nos mercados e nos contratos, como nos casos dos setores bancário e elétrico (geração, transmissão e distribuição de energia).

Dos poucos setores ainda beneficiados, poderia se pensar nos de consumo/varejo e de construção/incorporação; mas, mesmos estes, apresentam algumas restrições. Seja de ordem de preço de ação (valuations caros), seja de ordem de perspectivas de crescimento, como no caso do imobiliário, que mostra alguma saturação.

Para complicar, a bolsa local é “dominada” por investidores estrangeiros; o que faz com que aumente demasiadamente a correlação com o que acontece nos mercados internacionais do que propriamente com o que acontece aqui, na economia brasileira.

Dessa forma, continuamos reféns da crise de 2008, que já dura 4 anos…

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: