Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 27/11/2012 às 11h45

27/11/2012

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros futuras negociam em baixa durante a manhã auxiliadas pela queda no valor do dólar pronto, que recua cerca de 0,30%, cotado a R$ 2,076/US$ às 11h58.

Não há novidades no cenário nem indicadores no mercado local  que justifiquem oscilação mais forte dos DI’s nesse momento. A reunião do Copom tem início hoje e terminará amanhã à noitinha, quando deverá ser anunciada a manutenção da taxa Selic em 7,25% aa. A atenção se voltará para o comunicado do Copom pós-reunião e, na semana que vem, para o conteúdo da ata da reunião.

A OCDE, Organização para o Desenvolvimento Econômico, prevê mais desaceleração no crescimento econômico mundial para 2012 e 2013, com destaque para a continuidade da recessão na Europa em 2013. Para o Brasil, estima crescimento do PIB em 1,50% para 2012 e 4,0% para 2013.

Fiel da balança – cotação do dólar

O comportamento do dólar no mercado local deve continuar a determinar o comportamento das taxas de juros locais. Tanto pelo efeito da fixação do cupom cambial, quanto pela via do impacto que exerce sobre o patamar de inflação local. Dessa forma, o governo deve “monitorar” sua cotação de forma a que não escape do controle e do valor que acha adequado para ele.

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 11h45, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

O site do Tesouro Direto mostra a NTN-B Principal de 15/05/2015 cotada com rendimento de 2,29% aa, apresentando nova queda frente aos 2,34% aa negociados sexta-feira. Vale lembrar que nos últimos dias os DI’s apresentaram queda em suas taxas de juros prefixadas.

Se o patamar de inflação projetado até maio/2015 permanece constante, é de se esperar que os títulos indexados à inflação com vencimento nessa data também apresentem redução – na hipótese de manutenção do cupom cambial.

Veja, a seguir, como estão cotados todos os títulos negociados pelo Tesouro Direto esta manhã.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: