Skip to content

Panorama de mercado – 22/11/2012 às 8h48

22/11/2012

Mercados

As bolsas de valores da Ásia fecharam em divergência nessa madrugada. Ao mesmo tempo em que a bolsa de Tóquio subia (+1,56%), a de Xangai caía (-0,72%). O índice PMI da indústria da China, calculado pelo HSBC, apontou melhora em novembro, levando otimismo ao mercado em geral. Entretanto, a expectativa não realizada de redução para os depósitos compulsórios sobre reservas monetárias na China neutralizaram o otimismo e ocasionaram a queda da bolsa de Xangai.

Na Europa, as bolsas de valores sobem moderadamente às 8h47, tendo como principais drivers o cessar-fogo no Oriente Médio, a declaração favorável de Angela Merkel a respeito da liberação dos “recursos congelados” pela Troika para a Grécia e a melhora do PMI da indústria da China em novembro.

Conjuntura

Com a melhora do PMI chinês, as commodities metálicas têm estímulo para subir, enquanto que o petróleo, por conta do cessar-fogo no Oriente Médio, tem estímulo para cair. A declaração otimista de Merkel em relação à liberação dos recursos pendentes para a Grécia também favorece à alta dos mercados em geral.

Entretanto, é feriado nos EUA e os mercados estarão fechados lá. Ontem, as bolsas de NY fecharam em alta moderada após as declarações de Merkel e a confirmação do cessar-fogo para o conflito no Oriente Médio. Mas os mercados até então, oscilavam sem direção.

As “pendências” (abismo fiscal, Grécia, guerra no Oriente Médio etc.) no cenário internacional não foram resolvidas. Há certo otimismo, mas a situação não mudou. É preciso ter horizonte mais claro à frente para que as bolsas definam uma tendência. Enquanto isso, a volatilidade irá imperar.

Brasil

O índice Ibovespa teve leve baixa ontem, ao fechar em 56.242 9 pontos (-0,36%). Os principais destaques de baixa foram as ações da Eletrobras (ELET6 – 20,08%), os papéis da Petrobras (PETR4 -2,67%) e da OGX Petróleo (OGXP3 – 4,91%).

A BMF&Bovespa vai operar sem ajuda dos EUA, seu principal referencial. Nesse sentido, terá liquidez baixa e ficará sujeita a movimentos especulativos.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa.

O cenário para algumas ações como, por exemplo as da Petrobras não mudou. Ou seja, o papel deve continuar a sofrer por conta da fraqueza de seus fundamentos. Talvez o otimismo com a melhora do PMI da indústria chinesa possa trazer algum alento aos preços das ações da companhia; mas nada que possa reverter o sentimento predominante sobre a perspectiva da ação no curto prazo.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário de PETR4.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: