Skip to content

Estudo: estratégia long-short PETR4 x IBOV 22/11/12 às 16h03

22/11/2012

Estratégia

Oportunidade para a realização de estratégia long-short, onde se compra PETR4 e se vende a carteira Ibovespa. Dado que é complicado operacionalizar a estratégia tendo em vista a venda de cada ação do Ibovespa nas proporções adequadas, pode-se utilizar  a venda do índice Ibovespa futuro para Dezembro/12 como alternativa.

Configuração da estratégia

Devido à impossibilidade de se realizar a operação tendo como ponta vendida todas as ações do Ibovespa (em suas respectivas proporções), pode-se realizá-la vendendo o futuro do índice Ibovespa em determinada quantidade para se neutralizar o risco de mercado da estratégia. O fiel da balança, no caso, é o beta de PETR4 frente ao Ibovespa, calculado em 1,0725 – para uma janela de cerca de 4 meses de retornos, tanto para PETR4 quanto para o índice Ibovespa.

Dessa forma, compram-se 2.800 ações de PETR4 para cada contrato de índice Ibovespa futuro padrão vendido. Vale ressaltar que está implícito no racional da estratégia que:

– caso o índice tenha altas a partir desse momento, que a alta de PETR4 seja superior a do índice;

– caso o índice sofra quedas a partir desse momento, que a queda de PETR4 seja inferior a do índice.

De sorte que o beta esperado de PETR4 no vencimento da estratégia aumente em relação ao Ibovespa quando este se valorizar, e diminua em relação a ele quando este se desvalorizar.

Fundamento da estratégia e tese de investimento

Foi realizado estudo onde se percebeu que houve um forte descolamento da razão IBOV x PETR4 ao longo do último mês – a partir de 26/10/12. A razão aumentou cerca de 16,5% no período compreendido entre 26/10 e 21/11. Isso aconteceu devido ao fato de que o índice Ibovespa se desvalorizou cerca de 1,80% no período de referência, enquanto que PETR4 perdeu aproximadamente 15,74% no mesmo período.

Pode-se ver, abaixo, o gráfico da razão IBOV x PETR4 ao longo dos últimos 4 meses e meio.

Nota-se que a razão IBOV x PETR4 (linha preta) está próxima a 3.020, que equivale à média histórica da razão + 2,09 desvios-padrão em relação à sua média histórica (igual a 2.784). Estatisticamente, existe uma probabilidade muito elevada (98,17%) de que a razão volte a cair a partir desse patamar. Explicando de outra maneira, a razão possui apenas cerca de 1,83% de chance de permanecer acima do patamar de 3.020.

Veja, a seguir, o histograma da razão IBOV x PETR4.

Nota-se pelo histograma de frequências que a razão está acima da média da distribuição (2.784) e que para voltar a esse patamar, ela deve diminuir cerca de 7,81% – o que representa um ganho potencial para a estratégia. Pode-se ver, também, pelo gráfico acima e pela tabela de frequências, a seguir, que há maior ocorrência de razões inferiores à razão atual.

Essa avaliação corrobora o fato de que a probabilidade de a razão cair é grande.

Média Móvel

Além disso, pode-se avaliar o gráfico da razão em relação ao desempenho de sua média móvel (no caso de 20 dias), assim como os desvios que ocorreram em relação a essa média móvel.

A vantagem dessa análise frente à anterior é que ela não determina um valor fixo para os limites (média ou desvios-padrão) da distribuição. Dessa forma, pode-se avaliar a situação de forma dinâmica, sem que haja um viés decorrente da fixação de uma média (histórica) fixa ao longo do tempo.

Percebe-se que, também nesse caso, a razão IBOV x PETR4 (em azul – 3.020) ultrapassa, em muito, o limite superior (em vermelho – 2.852) determinado pelo valor da média móvel (2.762), adicionado de 2,33 desvios-padrão em relação a essa média. Ou seja, atinge um valor equivalente à média móvel + 6,71 desvios-padrão acima dessa média. Portanto, estatisticamente, existe uma probabilidade de 100% de que a razão volte a cair a partir desse patamar.

Pode-se ver, abaixo, o gráfico da razão do IBOV x PETR4 e sua média móvel ao longo dos últimos 4 meses e meio.

Risco para a tese de investimento

Que a perspectiva das ações da Petrobras (com destaque para PETR4), na visão do mercado, continue nebulosa no curtíssimo prazo, em decorrência de vários fatores, dentre os quais:

– do retorno duvidoso do bilionário plano de investimentos (cerca de US$ 240 bi) da companhia para o desenvolvimento do pré-sal, entre outras prioridades nos próximos 5 anos;

– do retorno incerto da operação da companhia devido à interferência do governo na fixação dos preços dos combustíveis no mercado local – que não haja qualquer reajuste para os combustíveis;

– da persistência (e aumento) do prejuízo causado pela importação de derivados do petróleo (gasolina e diesel) a preços superiores aos vendidos no mercado doméstico – com destaque para o risco de eclosão de uma guerra no Oriente Médio no curtíssimo prazo;

– do fim antecipado do ciclo de alta das commodities no mundo, devido ao menor crescimento esperado para a China e Europa.

Todos esses fatores são extremamente importantes na definição do preço de mercado para as ações da Petrobras, e de PETR4 em particular. Entretanto, apesar de os preços de PETR4 poderem perder ainda mais relativamente ao desempenho do Ibovespa nos próximos dias, a estratégia já se mostra interessante sob a perspectiva do risco-retorno implícito em sua realização.

Configuração da estratégia

PETR4 – R$18,49/ação

IBOV à vista – 56.321 pontos

IBOV futuro (INDZ12) – 56.450 pontos

Gráficos

Pode-se ver, a seguir, os gráficos candlestick de cada um dos ativos (PETR4 e IBOV) dentro de duas janelas de tempo (diária e semanal).

PETR4 diário

PETR4 semanal

IBOV diário

IBOV semanal

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: