Skip to content

Estudo: Petrobras, tudo conspira contra ela – 21/11/12 às 14h02

21/11/2012

Tudo conspira contra a Petrobras. Não é por outro motivo que as ações da companhia se desvalorizaram fortemente nos últimos dias.

Conforme ressaltado no Panorama de mercado – 21/11/2012 às 8h50:

“Forte incerteza contamina a perspectiva de desempenho da Petrobras em futuro próximo. Questões ligadas ao equilíbrio dos preços dos combustíveis aqui e no exterior aumentam o risco de um fraco desempenho da companhia nos próximos meses. Além disso, muitos investidores colocam em xeque os pesados investimentos programados pela Petrobras nos próximos anos…”.

Desvalorização do real

Além disso, uma desvalorização mais forte do real frente ao dólar, não descartada pelo mercado, pode comprometer, definitivamente, o desempenho da companhia em 2012 e, possivelmente em 2013, caso o governo resolva manter os preços dos combustíveis estáveis nesse período.

Dívida aumenta e operação é prejudicada

A confirmar uma alta mais forte do dólar até o final de 2012, a enorme dívida que a companhia possui indexada à moeda estrangeira irá sobrepesar na contabilidade do resultado final da companhia no 4TRI/12, apesar de que essa despesa não afete o caixa da Petrobras.

Além disso, o valor mais alto pago nas importações de combustíveis realizadas pela Petrobras, frente aos preços cobrados por ela no mercado local, irão “sacrificar” em muito as margens obtidas pela companhia no 4TRI/12.

Dessa forma, pode-se esperar um resultado muito fraco para a Petrobras no 4TRI/12; possibilidade já antecipada pelos investidores nesse momento, com forte pressão vendedora para as ações da companhia.

O que poderia neutralizar, pelo menos em parte, o fraco desempenho esperado para a companhia seria uma correção (aumento) nos preços dos combustíveis vendidos pela Petrobras. Entretanto, se o cenário de dólar mais forte se confirmar, a possibilidade de aumento diminui, já que poderia potencializar a alta da inflação em 2013…

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário de PETR4, assim como pontos críticos de preço definidos para ela.

Atenção!

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: