Skip to content

Panorama de mercado – 12/11/2012 às 8h48

12/11/2012

Destaque: OGX Petróleo

“…Dadas as estatísticas recentes de sua produção de óleo e as perspectivas de aumento da produção com o início de operação de novos poços, é razoável esperar que seu desempenho melhore frente ao resultado do 3TRI/12, onde a falta de escala na produção e despesas operacionais relativamente altas prejudicaram sobremaneira o seu resultado no trimestre…”.

Mercados

As bolsas de valores da Ásia fecharam em divergência, com o Japão em queda e a China em alta moderada. No Japão, o iene forte e o receio em relação ao “abismo fiscal” dos EUA, além do resultado negativo (-0,90%) do PIB no trimestre terminado em setembro potencializaram a baixa da bolsa. Já na China, apesar dos empréstimos privados em outubro terem mostrado recuo ante setembro, o resultado da balança comercial melhorou, tendo registrado aumento acima do esperado nas exportações do país durante o período.

As bolsas de valores da Europa negociam em divergência às 8h45, em meio à espera da reunião do Eurogrupo a ser realizada em Bruxelas. Tópico importante a ser discutido na reunião será a questão da liberação dos recursos do resgate do país congelados desde junho no montante de E$ 31,5 bi. O país precisa de pelo menos E$ 5 bi para quitar dívidas que vencem em 16/11. O parlamento grego conseguiu aprovar ontem as medidas para diminuição de seu déficit público; o que deve ajudar a liberar os recursos – pelo menos os E$ 5 bi de dívidas vincendas.

Os futuros de Wall Street sinalizam abertura em alta moderada para as bolsas de NY no mesmo instante. Na sexta-feira, os índices norte-americanos operaram em alta, apesar da elevada volatilidade no intra-day.

Conjuntura

O momento continua a refletir as mesmas incertezas recentes: abismo fiscal nos EUA; Grécia; Espanha; China… O presidente Obama, dos EUA, acelera sua intenção de costurar um acordo político com o congresso do país para resolver rapidamente a crise fiscal dos EUA. Entretanto, pelas suas declarações, não deve abrir mão de taxar os mais ricos com impostos; o que dificultará o acordo com o partido republicano. A conferir…

Brasil

O Ibovespa fechou sexta-feira novamente em queda. O índice registrou perda de 0,29%, aos 57.357 pontos.  O referencial tem se mostrado extremamente correlacionado com o mercado de NY, tendo as ações da Petrobras e da Vale comandado a direção do Ibovespa. Vale lembrar que as duas ações têm o maior peso individual no índice e possuem ADR’s negociados com extrema liquidez em NY.

Na sexta-feira, as ações da OGX Petróleo (OGXP3) mostraram força compradora ao longo de todo o pregão, chegando a superar os R$ 5,00/ação na máxima do dia. Entretanto, nos momentos finais do pregão, perdeu força, para fechar com alta de 1,67%, aos R$ 4,85/ação.

O mercado resolveu conceder à companhia o “benefício da dúvida”, já que o desempenho da companhia ainda foi muito fraco no 3TRI/12. Entretanto, apesar disso, o seu desempenho abriu nova fase para a companhia, ao registrar pela primeira vez “receita operacional” em sua demonstração de resultados (DRE) trimestral. Ou seja, daqui para a frente, a companhia deixa no passado sua fase pré-operacional, para se tornar uma companhia totalmente operacional. Com isso, novas responsabilidades e, principalmente, novas expectativas surgem frente ao desempenho próximo/futuro da OGX.

Dadas as estatísticas recentes de sua produção de óleo e as perspectivas de aumento da produção com o início de operação de novos poços, é razoável esperar que seu desempenho melhore frente ao resultado do 3TRI/12, onde a falta de escala na produção e despesas operacionais relativamente altas prejudicaram sobremaneira o seu resultado no trimestre.

Veja, a seguir, o gráfico candlestick diário do índice Ibovespa.

Como se pode notar, o Ibovespa operou com alta volatilidade em 09/11/12, tendo oscilado entre a máxima de 58.108 pontos e a mínima de 56.861 pontos. Pode-se apontar seus primeiros pontos críticos nesses patamares: 58.108 pontos (alta) e 56.861 pontos (baixa). A partir desses patamares, há resistência na faixa dos 58.450 pontos e suporte nos 56.230 pontos.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: