Skip to content

Estudo: Curvas de Juros Spot e a Termo – 07/11/2012 às 10h48

07/11/2012

“… Dessa forma, as taxas de juros irão manter certa volatilidade. No entanto, volto a ressaltar que, “olhando para a frente”, o posicionamento na venda de taxas de juros a termo para os vencimentos de janeiro/17 e/ou janeiro/21 deve render bons resultados. A conferir…”.

Mercado Futuro de Taxas de Juros

As taxas de juros futuras “arrepiaram” ontem, com destaque para os DI’s com vencimento na parte longa da curva spot. A declaração do ministro Mantega de que o Brasil não irá cumprir a meta de superávit fiscal em 2012, mais a perspectiva de um cenário econômico externo mais animador e a expectativa em relação à taxa de inflação (IPCA) de outubro a ser divulgada na quarta-feira foram suficientes para “azedar” o caldo…

Entretanto, após o estresse passar, o mercado volta a cortar prêmios nas taxas de juros nessa manhã; de novo, com destaque para a parte longa da curva. A divulgação de uma taxa de inflação (IPCA) dentro do esperado ajudou. O IPCA de outubro ficou em 0,59%, ante 0,57% de alta em setembro. A inflação atingiu 5,45% nos últimos 12 meses.

Veja, a seguir, o gráfico mensal do IPCA nos últimos 12 meses (fonte: http://www.Valor.com.br/IBGE)

Deve-se ter em mente que as taxas de juros dos DI’s com vencimento a partir de janeiro/2014 irão oscilar com maior ou menor força, em decorrência de informações positivas ou negativas acerca do cenário econômico local/externo, patamar de inflação local e eventuais “guinadas” na política econòmica do governo – a exemplo da “quebra” do compromisso de manutenção do superávit fiscal em 2012.

Dessa forma, as taxas de juros irão manter certa volatilidade. No entanto, volto a ressaltar que, “olhando para a frente”, o posicionamento na venda de taxas de juros a termo para os vencimentos de janeiro/17 e/ou janeiro/21 deve render bons resultados. A conferir…

Veja, a seguir, as curvas de juros spot e a termo para os DI’s curtos e longos às 10h48, assim como as variações das taxas de juros frente aos níveis estabelecidos pelos ajustes corrigidos para hoje.

Curva de DI’s curtos:

Curva de DI’s longos:

Taxas de Juros pós-fixadas

As taxas de juros dos títulos pós-fixados negociados via Tesouro Direto apresentaram leve alta frente aos níveis negociados em 06/11 (2,25% aa), com destaque para a NTN-B Principal 15/05/15.  Esse título  é negociado a 2,28% aa, no site do Tesouro Direto (TD).

Veja, a seguir, como estão sendo negociados os títulos públicos via Tesouro Direto nessa manhã.

Bons negócios!

Acesse também

http://www.investcerto.com.br

Siga a InvestCerto no Twitter

http://twitter.com/investcerto

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: